fbpx

Setor Sucroenergético — O que esperar de 2019?

Chegada do novo governo dá esperança ao setor sucroenergético. Porém, 2019 ainda deve ser um ano de transição.

Você já viu AQUI alguns dados da safra 2018/2019. Agora é hora de olharmos para o futuro e perguntar: O que esperar do setor sucroenergético para este ano? 

*NÚMEROS ATUALIZADOS:  até 16 de dezembro, 205 usinas haviam encerrado as atividades, ante 215 no mesmo período em 2017. A expectativa era de quase 570 milhões de toneladas processadas até o fim do mês. 

NOVO GOVERNO

Primeiramente, não é possível fazermos essa análise sem considerar que estaremos sob o comando de um novo presidente da república.

Não é preciso nem dizer que a sua política, especialmente para o agronegócio, é bastante diferente em relação àquela vista nos últimos anos. Para o bem ou para o mal, isso acaba criando uma grande expectativa em todos aqueles que mexem com açúcar e álcool.

No entanto, apesar das dúvidas naturais, há uma confiança muito grande. A falta de diálogo com os governos anteriores foi apontada como um dos grandes problemas para o setor sucroenergético. Isso não deve acontecer a partir de 2019.

ESPERANÇA

Além da relação ruim com os antigos governantes, preços nada remuneradores, custos de produção nas alturas e baixa renovação nos canaviais, levaram o setor a uma das piores crises de sua história.

Para 2019, por mais que a situação ainda seja preocupante, já há uma esperança de que as coisas melhorem. Há uma segurança muito grande de que as políticas públicas necessárias para tornar o setor sucroenergético competitivo novamente serão implantadas. Além disso, programas fundamentais como o RenovaBio e o Rota 2030 devem ser mantidos em pauta e colocados em prática a partir deste ano.
 
LEIA TAMBÉM:
Perspectivas do uso da indústria 4.0 no setor sucroenergético

RETOMADA DO SETOR SUCROENERGÉTICO

Apesar da economia dar sinais de que está voltando para os trilhos, é fato que o próximo ano ainda não será dos mais fáceis para o setor sucroenergético. Como 2019 ainda será um ano de transição, com mudanças políticas e implantação do RenovaBio, ainda não é esperado uma grande recuperação. Porém, vislumbra-se melhores resultados a partir de 2020.
 
Independentemente disso, além do apoio do novo governo, será necessário muito trabalho e união do setor para colocar as coisas no lugar.

EXPECTATIVA PARA SAFRA

EXPECTATIVA PARA SAFRAPara 2019/2020, o clima favorável e a cana mais nova devem aumentar a produtividade. Em compensação, a área de plantio deve ser menor este ano. Muitas áreas de canavial só começarão a produzir em 2020. Apesar disso, os resultados devem ser levemente superiores a 2018/2019.

O diretor da Unica, Antonio de Padua Rodrigues disse achar “difícil” que a próxima safra seja menor que a 2018/2019, ainda assim não deve superar 2017/2018. “Deve ser semelhante à atual, não volta ao nível de 2017/18”, ponderou. Ainda segundo Rodrigues, espera-se para a safra 2019/20 — que começa no próximo mês de abril — um volume de aproximadamente 570 milhões de toneladas. Além disso, ela deve ser novamente “muito alcooleira”, aproveitando os melhores preços do etanol em relação ao açúcar.

MUDANÇAS NA UNICA

A presidente da Unica, Elizabeth Farina deixará o cargo em 31 de março, conforme já anunciado.

Ela destacou o RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis) como uma das principais conquistas do setor sucroenergético nos últimos anos. Além disso, ressaltou que o programa está alinhado com as políticas do novo governo.

Segundo a Unica, o novo presidente será anunciado no momento apropriado e estará em sintonia com a nova administração federal.


A INDUSTRIAL 4.0 é  especialista em equipamentos hidráulicos e tem grande experiência no setor sucroenergético.

Seja em novos projetos ou reformas, a INDUSTRIAL 4.0 atua sempre com foco no acréscimo de tecnologia. Como o próprio nome já diz, colocando os clientes no rumo da Indústria 4.0.

Aproveite a entressafra para transformar a sua usina em uma usina 4.0. ENTRE EM CONTATO:
☎ (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
? www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!

industrial
WhatsApp chat