Reforma de cilindros hidráulicos - Cilindro hidráulico Parker

Atuadores hidráulicos

Descubra o que são e como funcionam os atuadores hidráulicos.

Os atuadores – também chamados de cilindros ou pistões hidráulicos – são componentes essenciais nos sistemas hidráulicos. Afinal, são eles quem convertem a energia hidráulica em ação. Ou seja, eles transformam a energia hidráulica gerada na bomba em energia mecânica. Dessa forma, fazem o equipamento funcionar de fato.

Em resumo, o atuador é o responsável pela atividade desempenhada pelo equipamento. Neste artigo explicamos como os atuadores funcionam, suas principais aplicações e tipos.

Mas, antes de continuar, vale destacar que a INDUSTRIAL 4.0 é AUTORIDADE na área hidráulica industrial. Já são 20 anos de experiência na área, oferecendo manutenção e reforma de atuadores hidráulicos. Além disso, é distribuidora Parker nessa área.

 Procurando por soluções para o seu atuador hidráulico? CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Vamos lá!

COMO OS ATUADORES HIDRÁULICOS FUNCIONAM

Basicamente, os atuadores hidráulicos funcionam através do Princípio de Pascal.

Segundo o Princípio de Pascal, ao aplicar pressão num ponto do fluido em repouso, essa pressão é transmitida integralmente a todos os pontos desse fluido. Desse modo, é possível não só transmitir força, como também ampliá-la. Num equipamento hidráulico isso acontece no atuador.

Os atuadores funcionam a partir do óleo sob pressão. A bomba hidráulica é quem gera a pressão do óleo. Além disso, as válvulas controlam essa pressão, assim como o fluxo do óleo. Por fim, o óleo chega nos atuadores, onde age de acordo com as necessidades do equipamento. De fato, os atuadores se movimentam em dois sentidos, de acordo com a entrada e a saída do óleo. Assim, exercem mais ou menos força.

PARTES DO ATUADOR HIDRÁULICO

Um atuador hidráulico é composto por diferentes partes, sendo as principais: haste, camisa e vedações. A haste é o item que exerce a força, se movimentado de acordo com a entrado ou saída de óleo na camisa. Já a camisa, é o recipiente onde o óleo em alta pressão age. Por fim, as vedações são essenciais, pois evitam que esse óleo vaze. Da mesma forma, as vedações evitam que contaminações entrem no sistema.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES DOS ATUADORES HIDRÁULICOS

Os atuadores possuem inúmeras aplicações. Por exemplo, os atuadores hidráulicos estão presentes em:

  • Máquinas da construção civil
  • Equipamentos industriais
  • Movimentação de materiais
  • Abertura de comportas em hidrelétricas
  • Brinquedos de parques de diversões
  • Entre outras

No caso das aplicações industriais, os atuadores são encontrados, por exemplo, em prensas hidráulicas e braçadeiras.

TIPOS DE ATUADORES HIDRÁULICOS

Em suma, os atuadores hidráulicos são classificados de três formas:

  • Simples ação
Atuadores hidráulicos - Simples ação

Nesse caso, o acionamento ocorre a partir de apenas um lado do cilindro. Ou seja, o óleo entra por apenas um lado. Assim sendo, o lado oposto retorna pela força gravitacional, mecânica ou através de uma mola.

  • Dupla ação
Atuadores hidráulicos - Dupla ação

São os modelos mais comuns. Possuem inúmeras aplicações na indústria, como em prensas, fixadores, etc. Nesse caso o óleo pode entrar através dos dois lados do cilindro hidráulico. Dessa forma, é possível controlar melhor o movimento nos dois sentidos.

  • Telescópicos

Esse tipo de atuador conta com duas ou mais hastes acopladas, uma dentro da outra. Essas hastes são empurradas pelo óleo aumentando o alcance do cilindro. Os cilindros telescópicos são ideais para espaços compactos ou para aplicações que precisam de um longo alcance.

MANUTENÇÃO DOS ATUADORES HIDRÁULICOS

Os atuadores são componentes que estão sempre expostos a desgastes. Da mesma forma, são submetidos a grandes forças. Por isso, necessitam de manutenção constante. A manutenção deve analisar principalmente se há riscos nas hastes, falta de circularidade na camisa e falhas nas vedações. Além disso, é importante estar sempre atento à contaminação do óleo. Essa contaminação pode acontecer no próprio atuador, devido a falhas nas vedações, na bomba ou no reservatório.

Entenda melhor como é feita a manutenção do atuador.

REFORMA DE ATUADORES HIDRÁULICOS

Por mais que a manutenção preventiva seja bem-feita, em algum momento a vida útil dos atuadores chegará ao fim. Quando isso acontece, uma boa alternativa é reformar o atuador. Isso inclui uma série de processos capazes de tornar o cilindro como novo. Por exemplo, o cromo é retirado e adicionado nova camada. A camisa passa por um processo de brunimento. Por fim, as vedações são avaliadas e se preciso são substituídas.

Entenda melhor como é feita a reforma do atuador

INDUSTRIAL 4.0

Caso você precise de soluções para seu atuador hidráulico, fale com a INDUSTRIAL 4.0.

A INDUSTRIAL 4.0 atua há 20 anos na área hidráulica industrial. Nesse sentido, realiza a manutenção e a reforma de cilindros hidráulicos.

Além disso, a INDUSTRIAL 4.0 é Distribuidora Autorizada Parker. Dessa forma, oferece soluções dessa empresa que é líder mundial em automação hidráulica industrial.

 Procurando por soluções para o seu atuador hidráulico? CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Se preferir ligue (16) 3618-0217

INDUSTRIAL 4.0 - Hidráulica Industrial

1/5 - (1 vote)
Rolar para cima
×