fbpx

Filtros hidráulicos industriais

Filtros hidráulicos são essenciais em sistemas hidráulicos industriais. Afinal, eles são responsáveis por evitar as contaminações responsáveis por cerca de 80% dos problemas nesse tipo de sistema.

Aproximadamente 80% das falhas em sistemas hidráulicos são causadas justamente pela contaminação do fluido. Por conta disso, é fundamental escolher filtros de qualidade, além de observá-los com atenção durante a manutenção preventiva.

A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidora dos filtros hidráulicos Parker. Além disso, desenvolve e comercializa soluções em filtragem, como é o caso da Unidade Móvel de Filtragem PraticFIL. Com o apoio da INDUSTRIAL 4.0, você inicia um CÍRCULO VIRTUOSO no seu equipamento.

SISTEMAS HIDRÁULICOS

Motores, bombas, válvulas direcionais, controladores de vazão, manômetros, limitadores de pressão, tubulações e reservatórios. Tudo isso pode ser comprometido se a filtragem não estiver ok.

De fato, os sistemas hidráulicos funcionam basicamente através da movimentação controlada de fluidos sob pressão. Assim sendo, se os fluidos não estiverem em condições adequadas, seu equipamento hidráulico certamente não funcionará corretamente. Além disso, a vida útil dos componentes e do equipamento como um todo ficará comprometida. Desse modo, é absolutamente necessário dar uma atenção especial para o sistema de filtragem.

FLUIDO HIDRÁULICO

Como você já sabe, o fluido hidráulico é o elemento vital de um sistema hidráulico industrial. Afinal, é ele quem atua como meio transmissor de energia. Além dessa atribuição, ele possui também outras importantes funções:

  • Lubrificação das partes móveis internas;
  • Transferências de calor;
  • Vedação de folgas entre partes móveis.

A contaminação do fluido interfere diretamente em todas essas funções, resultando na perda de desempenho, parada do equipamento e também na redução de sua vida útil.

Levando tudo isso em conta, fica ainda mais evidente a importância da utilização de filtros hidráulicos de qualidade.

COMO FUNCIONAM OS FILTROS HIDRÁULICOS

Todos os fluidos hidráulicos contém uma certa quantidade de contaminantes consideradas aceitáveis. No entanto, o excesso de impurezas pode comprometer seriamente o sistema.

Num sistema hidráulico é necessário uma filtragem que elimine o máximo possível as substâncias danosas, inclusive aquelas invisíveis a olho nu. Para se ter uma ideia, partículas maiores que 5µ (mícrons) já são capazes de causar grandes estragos, enquanto o olho humano enxerga no máximo até 40µ. Isto significa que, embora uma amostra de fluido hidráulico pareça estar limpa, ela pode sim conter contaminantes.

Sendo assim, a função de um filtro num sistema hidráulico é remover o máximo possível as impurezas, inclusive àquelas invisíveis ao olho humano. Essa função é exercida ao passo que o fluxo do fluido é forçado a passar por um elemento filtrante que retém a contaminação. Os elementos filtrantes são divididos em dois tipos: de profundidade e de superfície

Elementos filtrantes de profundidade

Os elementos do filtro de profundidade forçam o fluido a passar através de uma espessura de várias camadas de material. Dessa forma, a contaminação é retida por conta do entrelaçamento das fibras e da consequente trajetória irregular que o fluido toma.

Meio filtrante de superfície - FIltro Hidráulico industrial
Elementos filtrantes de superfície

Em um elemento filtrante de superfície o fluido tem uma trajetória direta de fluxo através de uma camada de material. A sujeira é retida na superfície do elemento que está voltada para o fluxo. Telas de arame ou metal perfurado são tipos comuns de materiais usados como elementos de filtros de superfície.

COMO OCORRE A CONTAMINAÇÃO

A contaminação do óleo é um problema bastante comum e pode ocorrer de diversas maneiras: durante o abastecimento de óleo novo, montagem, através de vazamentos, por meio de vedação inadequada, problemas nas hastes dos cilindros, entre outras causas.

COMO IDENTIFICAR A CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO HIDRÁULICO

Nem sempre é fácil identificar a contaminação do óleo. Porém, alguns sinais dados pelo equipamento podem indica-la, como por exemplo: oxidação das bombas e motores, precisar trocar o filtro mais vezes que o normal por causa da saturação, precisar trocar peças mais do que o necessário, falhas e perda de desempenho, redução no nível do óleo, alterações na viscosidade e cor do óleo (turvo ou leitoso), entre outros.

PROBLEMAS CAUSADOS PELA CONTAMINAÇÃO

Conforme mencionado acima, a contaminação interfere diretamente em todas as funções do fluido hidráulico. Por exemplo, ela interfere na transmissão de energia, já que pode prejudicar a ação das válvulas.

Da mesma forma, a operação do sistema gera calor. As partículas contaminantes interferem no esfriamento, causando problemas em todo o sistema.

Por fim, provavelmente, o maior problema com a contaminação é que ela interfere na lubrificação. A falta de lubrificação adequada causa desgaste excessivo, resposta lenta, operações não sequenciadas, queima da bobina do solenoide e falha prematura dos componentes.

CONSEQUÊNCIAS

Como viu, sem dúvida, a contaminação do fluido hidráulico é um problema crítico, que deve ser evitado através da utilização de um filtro de qualidade. Um sistema de filtragem adequado é capaz de evitar:

  • Quebra de bombas;
  • Desgastes de válvulas e cilindros;
  • Travamento de válvulas, retardo em comutações, imprecisão nos movimentos, variação de viscosidade;
  • Envelhecimento prematuro do fluido, surgimento de riscos e sulcos;
  • Aumento de vazamentos internos;

Em contrapartida, o excesso de contaminação, resultante de um filtro ruim causa:

  • Perda de produção;
  • Aumento no custo de reposição de componentes ;
  • Necessidade de trocas constantes de fluido;
  • Aumento nos custos com o descarte do fluido;
  • Aumento geral dos custos de manutenção.

TIPOS DE FILTRO HIDRÁULICO E QUAL USAR

Existem 4 tipos de filtros hidráulicos: de sucção, pressão, retorno e off-line. Dessa forma, o tipo de filtro utilizado no seu sistema dependerá da vazão, da pressão, do tipo de fluido, da temperatura de trabalho e do grau de contaminação. A falta de uma filtração eficiente, dimensionamento errado ou um elemento de má qualidade pode comprometer a retenção de partículas, o que afetará seriamente o seu sistema. Portanto, é fundamental contar com o auxílio de profissionais de qualidade na hora de construir ou reformar o seu equipamento hidráulico ou mesmo na hora de substituir o filtro de forma preventiva.

Filtros de sucção

Os filtros de sucção são instalados antes da bomba hidráulica e tem como função protegê-la da contaminação. Não são indicados para a proteção primária.

Filtros de pressão

Os filtros de pressão são instalados após a bomba e tem como função principal preservar o sistema de pressão. São bastante úteis para a limpeza do sistema e para separar os sedimentos gerados pelo desgaste da bomba.

Filtros de retorno

Em geral, o filtro de retorno é o último componente pelo qual o óleo passa antes de entrar no reservatório. Sendo assim, tem como função capturar todos os contaminantes gerados durante o processo, seja pelo desgaste das peças, por partículas que entram através de vedações inadequadas etc.

Filtragem Off-Line ou Auxiliar

A filtragem off-line ocorre de forma totalmente independente do sistema hidráulico principal de uma máquina. Dessa forma, o fluido é bombeado fora do reservatório através do filtro e retorna para o reservatório em um ciclo contínuo. É o caso, por exemplo, da unidade de filtragem PraticFIL desenvolvida pela INDUSTRIAL 4.0, clique aqui e conheça.

CÍRCULO VIRTUOSO

Sem duvida, os filtros são um ponto chave para você que deseja iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO no seu equipamento hidráulico. Por isso, adquira filtros somente de marcas altamente reconhecidas no mercado, como a Parker. Além disso, conte com o apoio de quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO (como é o caso da INDUSTRIAL 4.0) para indicar sempre a melhor solução de acordo com sua aplicação.

Quer entende melhor o que é iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

RESUMO

Por fim, separamos para você algumas questões importantes, respondidas de forma resumida, confira:

  1. Qual é a função do filtro hidráulico?

    A função do filtro é remover o máximo possível as impurezas do sistema hidráulico, inclusive àquela invisíveis ao olho humano.

  2. Como o filtro hidráulico funciona?

    O filtro exerce sua função quando o fluido é forçado a passar por um elemento filtrante que retém a contaminação.

  3. Quais são os tipos de elementos filtrantes?

    Os elementos filtrantes são divididos em dois tipos: de profundidade e de superfície. O de superfície, retém as impurezas através de uma tela, já o de profundidade retém a contaminação através do entrelaçamento de fibras e da trajetória irregular do fluido.

  4. Como identificar problemas no filtro hidráulico?

    Quando o filtro está com problema, ele gera contaminação do óleo, o que causa falhas no equipamento, perda de desempenho, oxidação na peças, redução no nível do óleo, necessidade de trocar o filtro mais do que o necessário, superaquecimento. Além disso, o aspecto do óleo também indica contaminação, por exemplo ele pode ficar mais ou menos viscoso, leitoso, turvo etc.

  5. Quais são os problemas causados pela contaminação?

    A contaminação interfere na transmissão de energia, prejudicando a ação das válvulas. As partículas contaminantes interferem no esfriamento do sistema. Por fim, prejudicam a lubrificação, causando desgaste excessivo, resposta lenta, operações não sequenciadas, queima da bobina do solenoide e falha prematura dos componentes.

  6. Quais são os tipos de filtros hidráulicos existentes?

    Filtros de sucção (protegem a bomba da contaminação), Filtros de pressão (preservam o sistema de pressão), Filtros de retorno (capturam todos os contaminantes gerados durante o processo), Filtros Off-Line ou Auxiliares (ocorre de forma totalmente independente do sistema hidráulico principal).

  7. Quais problemas podem ser causado por um filtro de má qualidade?

    Quebra de bombas, desgastes de válvulas e cilindros, travamento de válvulas, retardo em comutações, imprecisão nos movimentos, variação de viscosidade, envelhecimento prematuro do fluido, surgimento de riscos e sulcos, aumento de vazamentos internos, perda de produção, aumento no custo de reposição de componentes, necessidade de trocas constantes de fluido, aumento nos custos com o descarte do fluido, aumento geral dos custos de manutenção.

  8. Como escolher um filtro de qualidade?

    Para escolher um filtro de qualidade basicamente você deve confiar no fornecedor. Nesse sentido, é muito importante escolher marcas já estabelecidas no mercado, como é o caso da Parker, por exemplo.

FILTROS PARKER

Os filtros hidráulicos da Parker contam com os exclusivos elementos Par-Fit. Este recurso torna possível superar todas as especificações em relação a ruptura do elemento, resistência a explosão, integridade na fabricação, compatibilidade do material, resistência a fadiga do fluxo e teste Multipass. A Parker oferece aos clientes soluções em filtros hidráulicos de qualidade a um preço bastante competitivo.

A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidor autorizado Parker na área hidráulica industrial e de filtros hidráulicos. Sendo assim, distribui as soluções em filtros hidráulicos industriais para importantes cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos, Araraquara, Franca, entre outras.

Enfim, precisa de soluções em filtragem hidráulica industrial? FALE COM QUEM É AUTORIDADE!

 CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Se preferir utilize um dos canais a seguir:

TELEFONE E WHATSAPP: (16) 3618-0217 | EMAIL: administrativo@industrial4-0.com.br

Ou preencha o formulário abaixo:

INDUSTRIAL 4.0 - Hidráulica Industrial

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

Para saber mais sobre fluidos e filtros hidráulicos, clique aqui e baixe o material disponibilizado pela Parker.

WhatsApp chat