Conserto de prensa hidráulica

Conserto de prensa hidráulica

O conserto de uma prensa hidráulica exige atenção extra. Afinal, o equipamento influencia diretamente na produtividade da indústria e segurança dos operários.

A prensa hidráulica é um dos equipamentos mais comuns nas industrias Brasil afora. Entre outros setores, é bastante utilizada na metalurgia, indústria farmacêutica, cerâmica etc. A prensa exerce funções muito importantes para a produção como dobrar, comprimir, furar e cortar materiais. Sendo assim, para evitar paradas inesperadas, a prensa exige atenção extra durante a manutenção.

Nesse sentido, o ideal é evitar ao máximo a necessidade de manutenção corretiva. Para isso, você deve investir em manutenção preditiva e preventiva.

Saiba mais sobre a manutenção da prensa hidráulica.

No entanto, caso seja necessário, o conserto de uma prensa hidráulica deve ser feito por uma equipe especializada em hidráulica industrial, como é o caso da INDUSTRIAL 4.0. Certamente, essa é uma ótima oportunidade não só para consertar a prensa, mas também para coloca-la num CÍRCULO VIRTUOSO. Ao colocar sua prensa num CÍRCULO VIRTUOSO, você evita novos problemas no equipamento. Com isso, reduz os custos de manutenção e aumenta a produtividade. Além disso, sem precisar gastar com manutenção corretiva, sobra mais dinheiro para investir em melhorias do equipamento.

Descubra o que é e como iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO na sua prensa.

DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO

Seja como for, além da manutenção da prensa, é possível tomar alguns cuidados no dia-a-dia para melhorar seu desempenho e aumentar a vida útil dos componentes, confira.

1. DIMENSIONE AS VÁLVULAS CORRETAMENTE

As válvulas controlam a direção, a vazão e a pressão do fluido que faz a prensa funcionar. Portanto, caso haja alguma não conformidade, haverá perda de potência e eficiência. Por isso, é essencial que as válvulas estejam de acordo com as exigências do sistema. Isso significa que é preciso entender a capacidade das válvulas e adequá-las de acordo com a aplicação.

2. GARANTA O CORRETO SEQUENCIAMENTO DAS VÁLVULAS

Além da capacidade, é preciso sequenciar corretamente as válvulas. Nesse sentido, é recomendado que as válvulas direcionais abram antes de liberar a pressão e a vazão do sistema. Desse modo, a pressão nas válvulas, tubulações, conexões e mangueiras diminui, aumentando assim a vida útil dos componentes.

3. DIMENSIONE O MOTOR CORRETAMENTE

Sub ou sobredimensionar o motor é um problema sério. Porém, é mais comum do que você imagina. No caso de motores subdimensionados faltará potência para realizar a atividade desejada. Já no caso de motores sobredimensionados há mais potência que o necessário, ocasionando desperdício de energia. Por isso, é necessário analisar a capacidade do motor de acordo com a aplicação.

4. AJUSTE A VELOCIDADE DO MOTOR ELÉTRICO

Use um motor com tecnologia de controle de velocidade variável. Desse modo, é possível adequar automaticamente a velocidade de funcionamento da bomba de acordo com a demanda da prensa. Assim, é possível, por exemplo, reduzir a velocidade durante o período em que a bomba não necessitar de altas vazões. Com isso, a eficiência do equipamento aumenta e os custos de produção diminuem.

Conheça as bombas série DCP da Parker.

5. INVISTA EM MANUTENÇÃO PREDITIVA

Atualmente, existem ferramentas que coletam dados do equipamento com grande eficiência. Com isso, é possível identificar alterações nos parâmetros que indiquem possíveis problemas. Assim, você consegue agir para evitar que o sistema fique comprometido.

6. INSPECIONE O EQUIPAMENTO

Analise o equipamento diariamente. Fazendo essa inspeção é possível identificar e corrigir falhas rapidamente. Ou seja, antes que ela levem à parada total do equipamento.

7. TREINE O OPERADOR

A operação incorreta é uma das maiores causas de problemas técnicos e acidentes em prensas hidráulicas. Portanto, é essencial para a integridade de ambos que o operador esteja preparado para operar o equipamento corretamente. Da mesma forma, um operador bem preparado identifica rapidamente sinais que podem indicar falhas.

8. EVITE A CONTAMINAÇÃO

A contaminação do óleo é responsável por até 80% das falhas em sistemas hidráulicos. No caso das prensas isso não é diferente. Portanto, é fundamental investir num sistema de filtração qualificado.

9. ADEQUE A PRENSA À NR-12

Sem dúvida, o uso da prensa no ambiente industrial envolve vários riscos. Por isso, é imprescindível que elas estejam adequadas às normas de segurança. Afinal, além de colocar a vida do operador em riscos, acidentes podem causar sérios danos na máquina. A NR 12 é um conjunto de normas relacionadas ao uso de máquinas e equipamentos, fundamentais para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Caso você ainda não saiba do que se trata a NR12, leia este artigo.

CONSERTO DE PRENSA HIDRÁULICA

Caso preciso de conserto para sua prensa hidráulica fale com a equipe da INDUSTRIAL 4.0.

Além de consertar sua prensa, a INDUSTRIAL 4.0 possui know-how para iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO no seu equipamento.

Além da manutenção, reforma e projetos, a INDUSTRIAL 4.0 pode adequar sua prensa à NR12. Da mesma forma, a INDUSTRIAL 4.0 é também distribuidora autorizada Parker, oferecendo peças de reposição dessa empresa que é líder mundial em automação e controle.

Enfim, precisa de soluções para a sua prensa hidráulica? FALE COM QUEM É AUTORIDADE!

 CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Rate this post
Rolar para cima
×