Filtração hidráulica Parker - filtro de pressão - filtro de sucção - filtro de retorno - válvula by pass - elemento filtrante industrial

Elemento filtrante industrial

Como escolher o elemento filtrante industrial ideal para sua aplicação? Descubra neste artigo.

Quando falamos em equipamentos hidráulicos industrias, sem dúvida a filtração merece atenção especial. Afinal, a contaminação do óleo é responsável por até 80% das falhas nesse tipo de equipamento. Nesse sentido, o elemento filtrante é um componente essencial. De fato, investir em elementos filtrantes de qualidade significa aumentar a produtividade e reduzir o tempo de máquina parada e os custos de manutenção. Por isso, é fundamental conhecer os tipos de elementos e suas particularidades. É sobre isso que falamos neste post.

Mas, antes de começar, vale destacar que a INDUSTRIAL 4.0 é distribuidora Parker na área hidráulica industrial. Da mesma forma, também distribui as soluções Parker para filtração hidráulica. Por isso, caso você esteja procurando por filtros e elementos filtrantes para o seu equipamento hidráulico industrial, entre em contato agora mesmo.

Caso tenha interesse, conheça os demais componentes dos sistemas hidráulicos nesse outro arquivo.

TIPOS DE ELEMENTO FILTRANTE

O elemento ou meio filtrante é o principal componente do filtro hidráulico. Ele fica instalado no interior do filtro e é o responsável de fato por filtrar o óleo. Sendo assim, sua função é reter as partículas contaminantes que possam prejudicar o sistema hidráulico.

Existem dois tipos de elementos filtrantes:

Elemento filtrante de superfície

Em resumo, os elementos filtrantes de superfície funcionam a partir de telas que têm como função reter os contaminantes. Dessa forma, o fluido passa direto pelo caminho onde está o meio filtrante. Assim, o contaminante fica retido na superfície (tela) do elemento.

Meio filtrante de superfície - Filtro Hidráulico industrial

Essa tela que compõe o elemento filtrante de superfície possui aberturas. O tamanhos dessas aberturas, ou poros, variam de acordo com a aplicação do filtro. Dessa forma, a abertura é exatamente do diâmetro da partícula esférica mais larga que poderá atravessar o elemento.

Elemento filtrante de profundidade

Os elementos filtrantes de profundidade funcionam como um labirinto. Ou seja, esse tipo de meio filtrante conta com muitos poros de vários tamanhos. Nesse caso, o fluido é forçado a tomar caminhos indiretos através do material que forma o elemento filtrante. Desse modo, as partículas vão sendo depositadas nas aberturas do “labirinto” que se estendem por todo o elemento.

Meio filtrante de profundidade - Filtro Hidráulico industrial

O tamanho e a distribuição desses poros é o que torna a faixa de captura de partículas maior ou menor. Além disso, a natureza do meio filtrante e o processo de entrada do contaminante determinam a eficiência da filtração. Em geral, o meio filtrante contém milhões de poros minúsculos formados pelas fibras do meio filtrante.

Os dois materiais mais comuns utilizado nos meio filtrantes de profundidade são: celulose e fibra de vidro.

MEIO FILTRANTE DE CELULOSE OU FIBRA DE VIDRO

Os poros no meio filtrante de celulose tendem a ter uma vasta faixa de tamanho e são muito irregulares, devido ao tamanho das fibras.

Em contraste, o meio filtrante de fibra de vidro consiste em vários tamanhos de fibras que são uniformes em tamanho e forma. Nesse caso, as fibras são geralmente mais finas que as fibras de celulose.

Sendo assim, os meios filtrantes de fibra de vidro levam vantagem sobre os de celulose. Afinal, fibras mais finas significam poros menores para filtragem mais fina. Como resultado a capacidade de retenção de contaminantes é maior.

COMO ESCOLHER O ELEMENTO FILTRANTE INDUSTRIAL IDEAL

Diversos fatores influenciam na escolha do meio filtrante ideal. Nesse sentido, há um método desenvolvido pela pela British Fluid Power Association (B.F.P.A.) que auxilia nessa tarefa. Este processo utiliza um sistema de “índice” baseado na importância relativa dos principais fatores do sistema.

Para saber como utilizar este método consulte as informações e tabelas no Manual de Filtragem da Parker (a partir da página 16).

Caso você precisa de meios filtrantes, uma opção fácil, rápida e barata é consultar a equipe da INDUSTRIAL 4.0. Com toda a certeza, os engenheiros da INDUSTRIAL 4.0 saberão indicar a melhor solução. Afinal, quando o assunto é filtração hidráulica industrial, a INDUSTRIAL 4.0 é AUTORIDADE.

Além disso, a INDUSTRIAL 4.0 é distribuidora dos filtros Parker, SAIBA MAIS.

ELEMENTOS FILTRANTES PARKER

O elementos filtrantes da Parker filtram com absoluta eficiência e possuem a maior vida útil do mercado. Além disso, é possível adquiri-los por preços bastante em conta.

De fato, as soluções oferecidas pela Parker superam com folga as exigências mínimas da indústria, garantindo índices de filtragem altamente superiores. Além disso, graças aos diversos modelos e configurações de filtros Parker é possível atender com eficiência as mais diversas aplicações industriais.

Da mesma forma, a Parker disponibiliza ainda filtros com o diferencial de conversão para elementos filtrantes Hydac, MP Filtri, Donaldson e Stauff. Assim sendo, com a Psrker você sempre encontra o filtro e o elemento ideal para sua aplicação.

PERGUNTAS FREQUENTES

Por fim, confira abaixo as respostas para algumas dúvidas frequentes sobre os elementos filtrantes.

O que é um elemento filtrante industrial?

O elemento filtrante é a parte interna do filtro, responsável por reter a contaminação do óleo. Na indústria, o elemento filtrante industrial é utilizado em equipamentos hidráulicos, como prensas e cilindros.


O que é um meio filtrante?

Meio filtrante é o mesmo que elemento filtrante. Sendo assim trata-se da parte interna do filtro responsável por reter as particulas de contaminação.


Quais são os tipos de elementos filtrantes?

Nos sistema hidráulicos industriais, os principais tipos de elementos filtrantes são os de superfície e de profundidade.


Qual é a diferença entre elemento filtrante de superfície e elemento filtrante de profundidade?

Os elementos filtrantes de superfície consistem em telas que retêm a contaminação em sua superfície. Já os elementos de profundidade funcionam como um “labirinto” com vários caminhos onde os contaminantes vão sendo retidos.


Quais são os materiais utilizados nos elementos filtrantes de profundidade?

Os elementos filtrantes de profundidade podem ser feitos de celulose ou fibra de vidro.

INDUSTRIAL 4.0

Como viu, investir em elementos filtrantes de qualidade é fundamental para garantir a produtividade do seu equipamento. Para isso, conte com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO.

A INDUSTRIAL 4.0 atua há mais de 15 anos na manutenção de equipamentos hidráulicos industriais. Da mesma forma, atua na venda de componentes hidráulicos. Nesse sentido, fornece os elementos filtrantes e filtros Parker para Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos, Franca e respectivas regiões.

Enfim, caso você precise de filtros ou demais soluções para o seu equipamento hidráulico industrial, FALE COM QUEM É AUTORIDADE!

 CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp agora mesmo.

Da mesma forma, se preferir, utilize um dos canais a seguir:

TELEFONE E WHATSAPP: (16) 3618-0217 | EMAIL: administrativo@industrial4-0.com.br

INDUSTRIAL 4.0 - Hidráulica Industrial

Rate this post
Rolar para cima
×