fbpx

Manutenção Prensa Hidráulica

A manutenção da prensa hidráulica exige conhecimento especializado na área hidráulica industrial.

Quando o assunto é hidráulica industrial, a INDUSTRIAL 4.0 é autoridade. Afinal, já são mais de 15 anos trabalhando na área. Desse modo, a empresa possui grande know-how para atuar na manutenção da sua prensa hidráulica. De fato, são várias as indústrias que contam com esse tipo de serviço oferecido pela INDUSTRIAL 4.0.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A PRENSA HIDRÁULICA

  1. O QUE É PRENSA HIDRÁULICA

    A prensa hidráulica é um tipo de máquina-ferramenta importantíssimo, utilizado em quase todo tipo de indústria, especialmente a metalúrgica.

  2. QUAL É A FUNÇÃO DA PRENSA HIDRÁULICA

    Basicamente, sua função é aplicar força sobre uma peça de modo a comprimi-la, tendo como objetivo final cortar, dobrar, modelar, elevar ou simplesmente comprimir materiais como, por exemplo, o metal.

  3. COMO FUNCIONA A PRENSA HIDRÁULICA

    A prensa hidráulica é a mais pura aplicação do princípio de Pascal, que afirma: “a pressão aplicada num ponto de um fluido em repouso transmite-se integralmente a todos os pontos do fluido1.

    Sendo assim, a prensa consiste basicamente em um êmbolo menor onde a força é aplicada por meio de um fluido. Desse modo, o fluido transmite a pressão até um êmbolo bem maior, resultando em uma grande força responsável por fazer a prensa funcionar. 

  4. COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DA PRENSA HIDRÁULICA

    Em geral, a manutenção na prensa hidráulica inclui a análise e possível reparo ou se necessário substituição de cilindros hidráulicos, vedações e bombas hidráulicas (leia mais abaixo).

MANUTENÇÃO DA PRENSA HIDRÁULICA

Assim como qualquer outro equipamento hidráulico, a principal causa de falhas nas prensas hidráulicas é a contaminação ou má qualidade dos fluidos. Afinal, esse fator é responsável por gerar perda de eficiência e desgaste nos componentes do equipamento. Sendo assim, é preciso, primeiramente, ficar atento aos possíveis causadores dessa contaminação como, por exemplo, vedações inadequadas.

Além disso, é preciso analisar os componentes de forma individual como, por exemplo, os cilindros. A principal causa de problemas no cilindro é justamente as falhas nas vedações, assim como desgastes nas hastes. Clique aqui e leia mais sobre a manutenção de cilindros hidráulicos.

Além do cilindro, a bomba também é outro item que exige atenção. Clique aqui e leia mais sobre a manutenção de bombas hidráulicas.

Por fim, alguns fatores também devem ser levado em consideração durante a manutenção, tais como:

  • O uso de peças de reposição originais;
  • Serviços realizados por profissionais qualificados e especializados;
  • Realização de testes.

Da mesma forma, a segurança deve ser uma preocupação fundamental, visto que as prensas são causadoras de boa parte dos acidentes em ambientes fabris. Nesse sentido, estar adequado a NR12 é essencial.

PRENSA HIDRÁULICA E NR12

A NR 12 é um conjunto de normas relacionadas ao uso de máquinas e equipamentos, fundamentais para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Caso você ainda não saiba do que se trata a NR12, leia este artigo.

Sem dúvida, o uso da prensa no ambiente industrial envolve vários riscos. Por isso, é imprescindível que elas estejam adequadas às normas de segurança.

Nesse sentido, vele mencionar alguns pontos:

  • A bomba hidráulica e as mangueiras devem estar em local adequado e protegido, evitando que ocorram acidentes em caso de rompimentos, por exemplo;
  • Deve-se evitar ao máximo que o operador tenha contato com a área de prensagem. Desse modo, é recomendado instalar dispositivos de segurança e proteção;
  • Os botões de comando devem estar em extra baixa tensão (24 VDC) e não em 127v ou 220v;
  • Os dispositivos de partida, acionamento e parada não podem estar localizados nas zonas perigosas da prensa;
  • Deve haver um botão de emergência para parada imediata da prensa;
  • O painel elétrico deve ser aterrado, recomenda-se a utilização de uma chave de bloqueio para impedimento de acionamento indevido, chave seccionadora com bloqueio para o painel de alimentação do motor, válvula de segurança, entre outros;
  • Os cabos de alimentação devem estar localizados de forma que nenhum segmento fique em contato com as partes móveis da prensa;
  • Os cabos de alimentação não devem dificultar o trânsito de pessoas, materiais ou a operação das máquinas.

MANUTENÇÃO DE PRENSAS HIDRÁULICAS

Já são mais de 15 anos fazendo a manutenção, retrofit e, até mesmo, novos projetos de prensas hidráulicas industriais. Nesse período, são várias as indústrias atendidas com um altíssimo grau de satisfação. Peça referências e confirme!

CÍRCULO VIRTUOSO

Quando a manutenção da prensa é feita por quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO é possível evitar falhas como: contaminação do óleo, vazamentos, riscos na haste do cilindro, defeitos por tempo de uso, enfim, problemas que causam paradas inesperadas e reduzem a produtividade e a vida útil do equipamento. Melhor ainda, com a manutenção feita por quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO é possível identificar e aproveitar oportunidades para colocar toda sua indústria num CÍRCULO VIRTUOSO.

No caso da manutenção de prensas hidráulicas é possível iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO ao escolher um fornecedor de qualidade absoluta, como é o caso da INDUSTRIAL 4.0.

Quer entende melhor o que é iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO? ENTÃO CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Além da manutenção, reforma e projetos, a INDUSTRIAL 4.0 tem know-how para adequar a sua prensa à NR12. Da mesma forma, a INDUSTRIAL 4.0 é também distribuidora autorizada Parker, oferecendo peças de reposição dessa empresa que é líder mundial em automação e controle.

Enfim, precisa de soluções para a sua prensa hidráulica? FALE COM QUEM É AUTORIDADE!

 CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Se preferir utilize um dos canais a seguir:

TELEFONE E WHATSAPP: (16) 3618-0217 | EMAIL: administrativo@industrial4-0.com.br

Ou preencha o formulário abaixo:

INDUSTRIAL 4.0 - Hidráulica Industrial

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat