(16) 3618-0217

Contadores de partículas – O que é e para que serve?

Você sabia que os contadores de partículas são capazes de reduzir em até 80% as falhas em sistemas hidráulicos industriais? Saiba mais…

Sem dúvida, os contadores de partículas são ferramentas muito úteis dentro de uma planta industrial. De fato, como já falamos neste post, a contaminação é a maior causadora de falhas em sistemas hidráulicos industriais. Nesse sentido, investir em filtros de qualidade é imprescindível, como você pode ver neste artigo. Da mesma forma, os contadores de partículas cumprem um papel importantíssimo, no sentido de fornecer informações detalhadas sobre a presença de possíveis contaminantes nos fluidos.

O QUE É A CONTAGEM DE PARTÍCULAS

A contagem de partículas está diretamente relacionada a ideia de manutenção preditiva. Afinal, com ela é possível antever possíveis falhas causadas pela contaminação. A análise consiste na medição do número de partículas e classificação do grau de contaminação em função do tamanho e da concentração de partículas.

Existem várias normas internacionais que estabelecem graus de contaminação. Desse modo, ter os fluidos dentro de um limite aceitável de pureza é fundamental para manter o desempenho e a confiabilidade dos sistemas.

IMPORTÂNCIA DA CONTAGEM DE PARTÍCULAS

Como já dissemos em outras ocasiões, a contaminação dos fluidos é responsável por quase 80% das falhas em sistemas hidráulicos. Só isso já deixa clara a importância de tomar certos cuidados com os fluidos que fazem o sistema funcionar.

É fato que só é possível controlar aquilo que podemos medir. Nesse sentido, é a contagem de partículas que permite esse controle.

Muita vezes, as partículas contaminantes são imperceptíveis a olho nu, se tornando verdadeiros inimigos invisíveis. Portanto, utilizar um sistema de contagem de partículas adequado é fundamental.

COMO É REALIZADA A CONTAGEM DE PARTÍCULAS

Atualmente, existem diversas opções de contadores de partículas muito eficazes, capazes de coletar e analisar amostras de forma rápida, segura e sem precisar desmontar ou mesmo parar o equipamento. Além disso, existem contadores portáteis, o que torna muito prática sua utilização.

PARKER ICOUNT

Nesse sentido, os contadores de partícula Parker icount fornecem a solução definitiva para sistema hidráulicos industriais. Portáteis, eles foram projetados para facilitar o uso em campo, fornecendo relatórios de limpeza segundo os padrões ISO, NAS e Multi-padrão.

Com tecnologia de última geração, os contadores de partícula icount realizam a análise a laser, fornecendo dados em tempo real. Além disso, uma qualidade muito importante é que os contadores icount funcionam de forma contínua, informando imediatamente ao encontrar contaminantes.

Trata-se, portanto, da opção ideal para quem deseja aumentar a eficiência, a confiabilidade e o desempenho de equipamentos hidráulicos industriais. Afinal, permitem reduzir os problemas causados pela contaminação que, como dissemos, são responsáveis por quase 80% das falhas em sistemas hidráulicos.

A tecnologia Parker icount, bem como todas as soluções em filtragem hidráulica industrial Parker você encontra na INDUSTRIAL 4.0.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

 
INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat