Cilindro hidráulico industrial - Cilindros hidráulicos Parker podem durar até 8 vezes mais

Cilindro hidráulico industrial

Confira neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre o cilindro hidráulico industrial.

O cilindro hidráulico industrial exerce uma função fundamental em equipamentos hidráulicos industriais. Afinal, ele é o responsável por converter a energia hidráulica (gerada na bomba) em movimento. Ou seja, ele tem uma influência direta na ação do equipamento.

Para realizar suas tarefas, o cilindro precisa estar sempre em perfeitas condições. Por isso, é preciso dar uma atenção extra a esse componente. Até porque, ele exerce grandes forças. Desse modo, está sempre bastante sujeito a desgastes.

Confira abaixo, algumas informações sobre o cilindro.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O CILINDRO HIDRÁULICO INDUSTRIAL

Qual é a função do cilindro hidráulico industrial?

O cilindro ou atuador hidráulico tem a função de converter energia hidráulica em energia mecânica. Ou seja, num equipamento industrial, sua função é se movimentar de modo que ele realize a função desejada (movimentar, prensar, cortar etc).

Quais são os componentes do cilindro hidráulico industrial?

Os principais componentes do cilindro são: haste, camisa e vedações. Além disso, o cilindro conta com conexões, êmbolo, flanges, entre outros.

Como o cilindro hidráulico industrial funciona?

O cilindro hidráulico funciona a partir do óleo hidráulico. Esse óleo é bombeado através da bomba hidráulica. Por sua vez, as válvulas são responsáveis por controlar a vazão e pressão do óleo que chega ao cilindro. Sendo assim, o cilindro recebe mais ou menos óleo conforme a necessidade de se movimentar.

Quais são os tipos de cilindros hidráulicos industriais?


Existe vários tipos de cilindros hidráulicos industriais. Os de simples ação fazem apenas um tipo de movimento. Assim sendo, recebem óleo apenas de um lado e retornam para a posição inicial por gravidade ou mola. Já os de dupla ação são os mais comuns e se movimentam para mais de um lado. Para isso, recebem óleo dos dois lados. Por fim, os cilindros telescópicos, contam com duas ou mais hastes, uma dentro da outra. 

Como é feita a manutenção dos cilindros hidráulicos industriais?


A manutenção preventivas dos cilindros consiste na checagem dos principais componentes: hastes, camisas e vedações. Caso haja problemas num desses componentes é preciso corrigi-los o mais rápido possível. Já que, o mal funcionamento do cilindro prejudica bastante a produtividade do equipamento. Leia mais abaixo.

MANUTENÇÃO DE CILINDROS HIDRÁULICOS

Durante a operação do equipamento, o cilindro hidráulico industrial é submetido a grandes esforços. Por isso, necessita de atenção extra durante a manutenção preventiva. Nesse sentido, é preciso ver cada componente do cilindro com bastante cuidado.

Por exemplo, é preciso checar se a haste está riscada ou desgastada. Da mesma forma, é necessário analisar se há alguma deformidade na camisa.

Já as vedações precisam ser verificadas com muita atenção. Afinal, qualquer vazamento pode interferir na eficiência do cilindro. Sem contar que problemas nas vedações contribuem para a contaminação do óleo. De fato, a contaminação é responsável por até 80% das falhas em sistemas hidráulicos.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DOS CILINDROS

Caso você se depare com qualquer um desses problemas, é preciso agir para corrigi-los com rapidez. Só para exemplificar, caso haja riscos nas hastes será preciso remover o cromo e adicionar uma nova camada. Já no caso de haver deformidades na camisa, será preciso realizar o brunimento da mesma. Por fim, no caso de falhas nas vedações, a substituição deverá ser providenciada imediatamente.

Saiba mais sobre a manutenção de cilindros hidráulicos.

REFORMA DE CILINDROS HIDRÁULICOS

Em alguns casos, é necessária uma reforma completa do cilindro.

O cilindro hidráulico industrial pode ser remanufaturado com grande qualidade. Desde que o processo seja feito com honestidade, por profissionais qualificados e peças de procedência garantida.

Nesse sentido, vale destacar a importância do processo de cromagem das hastes. Além disso, é preciso utilizar vedações de absoluta qualidade. Da mesma forma, caso seja necessário fabricar uma nova camisa ou haste, isso deve ser feito por profissionais qualificados.

Saiba mais sobre a reforma de cilindros hidráulicos.

CILINDROS PARKER

Para garantir uma manutenção de qualidade para o seu cilindro hidráulico industrial, conte com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO. Fale com a equipe da INDUSTRIAL 4.0. Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp e saiba mais.

Rate this post
Rolar para cima
×