Como funciona uma bomba de pistão - Componentes do sistema hidráulico

Bomba de pistão axial

Bomba de pistão axial: saiba mais sobre este tipo de bomba de pistão, entenda seu funcionamento e conheça suas aplicações.

A bomba de pistão axial é muito utilizada em diversas aplicações industriais.

Mas, antes de começar, se você chegou aqui procurando por uma bomba de pistão para o seu equipamento industrial, conheça a INDUSTRIAL 4.0. Oferecemos manutenção e reforma de bombas hidráulicas industriais. Além disso, somos distribuidores Parker nessa área, conheça os modelos de bombas de pistão disponíveis.

Vamos lá!

Já falamos como funciona a bomba de pistão neste artigo. Também falamos da bomba de pistão radial. Agora falaremos da bomba de pistão axial, seus diversos tipos bem como particularidades de cada tipo.

O FUNCIONAMENTO DA BOMBA DE PISTÃO AXIAL

E resumo, a bomba de pistão axial funciona a partir de um tambor de cilindro, adaptado com vários pistões, que gira. As sapatas dos pistões, pressionadas por uma mola, seguem uma placa de deslizamento. Quando a placa está em um ângulo específico, os pistões alternam dentro do cilindro, gerando volumes crescentes e decrescentes. Uma placa de orifício separa o fluido de entrada do fluido de saída. Por fim, um eixo conecta o tambor ao elemento acionado, posicionado geralmente na extremidade da placa de deslizamento.

BOMBAS DE PISTÃO AXIAL VARIÁVEL

O deslocamento da bomba de pistão axial é determinado pela distância que os pistões são puxados para dentro e empurrados para fora do tambor do cilindro. Visto que o ângulo da placa de deslizamento controla a distância em uma bomba de pistão axial, nós devemos somente mudar o ângulo da placa de deslizamento para alterar o curso do pistão e o volume da bomba.

Com a placa de deslizamento posicionada a um ângulo grande, os pistões executam um curso longo dentro do tambor do cilindro.

Com a placa de deslizamento posicionada a um ângulo pequeno, os pistões executam um curso pequeno dentro do tambor do cilindro.

Bomba de pistão axial variável

Variando-se um ângulo da placa de deslizamento, o
fluxo de saída da bomba pode ser alterado. Vários
meios para variar o ângulo da placa de deslizamento
são oferecidos por diversos fabricantes. Estes meios
vão desde um instrumento de alavanca manual até
uma sofisticada servo válvula

Bombas de Pistão Axial de Pressão

BOMBAS DE PISTÃO AXIAL DE PRESSÃO COMPENSADA

As bombas de pistão axial podem também ser feitas com pressão compensada. A placa de deslizamento das bombas está conectada a um pistão que sente a pressão do sistema.

Quando a pressão do sistema fica mais alta do que a da mola que comprime o pistão do compensador, o pistão movimenta a placa de deslizamento. Quando esta atinge o limitador mecânico, o seu centro fica alinhado com o tambor do cilindro. Os pistões não se alternam no sistema do cilindro. Isso resulta em ausência de luxo no sistema

Bombas de Pistão Axial Reversíveis

BOMBAS DE PISTÃO AXIAL REVERSÍVEL

Como foi ilustrado, o deslocamento de uma bomba de pistão axial e, consequentemente, o seu volume de saída, podem ser variados modificando-se o ângulo da placa de deslizamento. Foi também mostrado que a bomba não desenvolverá fluxo quando a placa de deslizamento estiver em posição coaxial com o tambor do cilindro.

Algumas placas de deslizamento de bombas de pistão axial têm a capacidade de inverter o ângulo de trabalho. Isto faz com que volumes crescentes e decrescentes sejam gerados nos orifícios
opostos. Há reversão de fluxo através da bomba.

Na ilustração da bomba de pistão axial reversível, pode-se ver que os orifícios A e B podem ser tanto um orifício de entrada como de saída, dependendo do ângulo da placa de deslizamento. Isso acontece com o tambor do cilindro girando na mesma direção. As bombas de pistão axial reversíveis são geralmente usadas em transmissões hidrostáticas.

As bombas de pistão axial podem ser de deslocamento variável, de pressão compensada ou de deslocamento variável e reversível. Estas combinações também estão disponíveis com as bombas de pistão de projeto radial e de eixo inclinado.

PERGUNTAS FREQUENTES AS BOMBAS DE PISTÃO RADIAL

  1. O que é uma bomba de pistão axial?

    Uma bomba de pistão axial é um tipo de bomba onde os pistões se movem axialmente (paralelamente ao eixo central) dentro de cilindros. O movimento dos pistões gera pressão, impulsionando o fluido através do sistema. Essas bombas são amplamente utilizadas na indústria para diversas aplicações, sendo conhecidas pela eficiência em sistemas hidráulicos.

  2. Para que serve a bomba de pistão axial?

    A bomba de pistão axial serve para transferir fluidos em sistemas industriais. Seu movimento axial de pistões gera pressão, permitindo a movimentação eficiente de fluidos, sendo comumente utilizada em sistemas hidráulicos para diversas aplicações.

  3. Qual a diferença da bomba de pistão axial para a bomba de pistão radial?

    A diferença principal entre a bomba de pistão radial e a bomba de pistão axial está na orientação dos pistões. Na bomba de pistão radial, os pistões movem-se radialmente em relação ao eixo central, enquanto na bomba de pistão axial, os pistões movem-se axialmente, paralelamente ao eixo central.

  4. Quais são as aplicações das bombas de pistão axial na indústria?

    As bombas de pistão axial são as mais comuns de serem encontradas em indústrias. Sendo assim, são utilizadas por exemplo em sistemas hidráulicos exigentes, equipamentos de mineração e perfuração de poços, no setor sucroenergético, indústria química, entre outras.

MANUTENÇÃO DA BOMBA DE PISTÃO AXIAL

Sem dúvida, é essencial ter todos os cuidados com a manutenção da bomba hidráulica de pistão radial. Afinal, ela interfere diretamente no funcionamento do equipamento. Por isso, ao realizar a manutenção da sua bomba, conte sempre com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO. A INDUSTRIAL 4.0 possui mais de 20 anos de experiência na área e está à sua disposição. Entre em contato agora mesmo e saiba mais:

SOLICITAR UM ORÇAMENTO

BOMBA DE PISTÃO PARKER

A Parker produz bombas de pistão para diversas aplicações industriais, sendo líder mundial mundial neste segmento. Adquira bombas Parker pelo melhor preço e todo o suporte da INDUSTRIAL 4.0.

SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Enfim, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. Gostou? Então não se esqueça de compartilhar este post!

Fonte: Manual de Hidráulica da Parker.

Rate this post
Rolar para cima
×