Bombas de engrenagens

Bomba de engrenageM – O que É e como funciona

A bomba de engrenagem é um componente essencial em sistemas hidráulicos industriais. Descubra o que é, como funciona, suas principais aplicações, manutenção e onde comprar.

No mundo da hidráulica, a eficácia reside na habilidade de transmitir potência de maneira eficiente e confiável através do óleo hidráulico. É aqui que entram as bombas de engrenagem. De fato, elas são essenciais na transformação do óleo em movimento. Por isso, neste artigo falamos sobre o funcionamento dessas bombas e suas diversas aplicações industriais.

Mas, antes de começar, se você chegou aqui procurando pela bomba de engrenagem para o seu equipamento, conheça a INDUSTRIAL 4.0. Oferecemos manutenção e reforma de bombas hidráulicas. Além disso, somos distribuidores Parker nessa área, conheça os modelos de bombas de engrenagem disponíveis.

COMO A BOMBA DE ENGRENAGEM FUNCIONA

As bombas de engrenagens funcionam a partir do movimento de duas engrenagens interligadas. Assim como um intrincado balé, essas engrenagens se movem harmoniosamente, impulsionando o fluido hidráulico em direção à saída da bomba. Esse movimento ocorre graças ao vácuo criado na entrada da bomba, efeito este produzido pelos dentes das engrenagens em constante movimento. Assim sendo, um dente empurra, o outro puxa, e o resultado é um fluxo contínuo de energia fluida.

APLICAÇÕES DAS BOMBAS DE ENGRENAGENS

As bombas de engrenagem são úteis em uma série de aplicações industriais. Normalmente com a finalidade de bombear fluidos viscosos. Por exemplo, na indústrias química a bomba de engrenagem é utilizada para bombear solventes, ácidos, detergentes e outros produtos químicos. Da mesma forma, na indústria alimentícia ela bombeia xaropes e molhos. Além disso, também são utilizadas na indústria de petróleo e gás, onde atuam na transferência de óleo cru, produtos refinados e outros fluidos associados a esse tipo de indústria. Já na fabricação de produtos de plástico, são usadas para transferir polímeros fundidos e outros componentes no processo de extrusão. Por fim, graças a sua capacidade de fornecer pressão e fluxo controlado, são frequentemente utilizadas em equipamentos industriais que realizam serviços pesados.

TIPOS DE BOMBA DE ENGRENAGEM

Em resumo, existem dois tipos de bombas de engrenagem: as internas e as externas.

Nas bombas de engrenagem interna, uma engrenagem com dentes interiores excêntricos e outra com dentes exteriores – também conhecida como coroa – operam em sincronia. À medida que essas rodas se desengrenam, o fluido é sugado para preencher o espaço entre os dentes. Em seguida, quando elas se engrenam novamente, o fluido é expelido.

Já nas bombas de engrenagem externa, uma engrenagem motora e uma engrenagem movida trabalham em conjunto. Nesse sentido, enquanto a roda motora traz energia, a roda movida a recebe, permitindo assim a transmissão potente de força.

PERGUNTAS FREQUENTES

MANUTENÇÃO DE BOMBAS DE ENGRENAGEM

Sem dúvida, uma manutenção frequente e de qualidade é fundamental para garantir o funcionamento da sua bomba de engrenagem. Desse modo, é preciso contar sempre com o apoio de quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO. A INDUSTRIAL 4.0 tem o know-how necessário para não só cuidar da manutenção, mas também melhorar o desempenho da sua bomba. Precisa de manutenção para sua bomba? Fale com a nossa equipe.

BOMBAS DE ENGRENAGEM PARKER

A Parker é líder mundial na produção de bombas hidráulicas para aplicações industriais.

3329111210 - Bomba de engrenagem P11A193BEAQ19-24

As bombas e motores da Série PGP/PGM11, por exemplo, são excelentes opções para as mais variadas aplicações industriais. Por isso, considere a Parker na hora de adquirir sua bomba de engrenagem.

Aqui na INDUSTRIAL 4.0 somos especialistas em hidráulica industrial e DISTRIBUIDORES AUTORIZADOS PARKER nessa área.

5/5 - (1 vote)
Rolar para cima
×