fbpx

O que esperar da Indústria 4.0 em 2019

A medida que o futuro se torna presente, a Indústria 4.0 é presença cada vez mais garantida nos parques industriais mundo a fora.

Nesse contexto, a quarta revolução industrial (Indústria 4.0) deve ter um impacto ainda maior em 2019.

INDÚSTRIA 4.0 EM 2019

De acordo com o site A Voz da Indústria, os investimentos em tecnologias da indústria 4.0 devem duplicar neste ano. Isso significa que eles chegarão a $85 bilhões ou mais em todo o mundo. Entre os principais focos de investimentos estão:

  • Manufatura aditiva ou impressão 3D – crescimento de 45,7%
  • Nanomateriais – crescimento de 15,5%
  • Sensores inteligentes – crescimento de 12,2%
  • Robôs – crescimento de 5,5%

Importante destacar que a maior parte desses investimentos serão feitos no desenvolvimento de novos projetos de sistemas. Isso deve disponibilizar ainda mais oportunidades no mercado para que as indústrias melhorem suas máquinas e processos.

INDÚSTRIA 4.0 NO BRASIL

Em 2018, nós já falamos sobre o cenário atual da Indústria 4.0 no Brasil (SAIBA MAIS). Mas o que esperar para 2019?

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI) o número de grandes empresas que utilizam tecnologias da Indústria 4.0 no país cresceu 10% nos últimos 2 anos — subindo de 63% para 73%. Isso é pouco, principalmente se considerarmos que o Brasil largou atrasado nessa corrida. Os dados se tornam ainda mais preocupantes se incluirmos na conta as pequenas e médias empresas.

LEIA MAIS:  
Pesquisa realizada pela FIESP ajuda a mapear Indústria 4.0 no Brasil

Ainda assim, espera-se que com a recuperação econômica e o aumento na disponibilidade de informações a respeito, a situação melhore.

LEIA MAIS:  
Indústria 4.0 no Brasil – Falta de informação ainda é o grande desafio

O grande desafio está nas pequenas e médias indústrias. Elas precisam entender que para se adequar a Indústria 4.0, não é preciso adquirir novas máquinas, nem fazer investimentos exorbitantes”, afirma o Engenheiro Junior Sartor, proprietário da INDUSTRIAL 4.0.

 LEIA MAIS: Indústria 4.0 para pequenas e médias empresas 

Seja como for, fato é que cedo ou tarde a indústria brasileira — independentemente do porte — precisará se adaptar definitivamente e 2019 pode ser um momento crucial. Segundo a escola de negócios suíça IMD, a partir de 2020, tecnologias como inteligência de dados, digitalização da cooperação entre fornecedores e parceiros, internet das coisas e inteligência artificial serão pontos primordiais para as indústrias que quiserem se manter competitivas.

É preciso ter em mente que a indústria 4.0 não é um bicho de sete cabeças e é possível começar a se inserir nesse contexto aos poucos, integrando sensores e sistemas às máquinas já existentes. O importante, seja em reformas ou novos projetos, é dar esse primeiro passo, e 2019 é o momento ideal para isso”, completa Sartor.

Concluindo, no Brasil e no mundo, a Indústria 4.0 é uma realidade e quem se adaptar mais rápido, mais rapidamente colherá os seus benefícios .


A INDUSTRIAL 4.0 é  especialista em equipamentos hidráulicos. Atende todos os ramos industriais e tem grande experiência no setor sucroenergético.

Seja em novos projetos ou reformas, a INDUSTRIAL 4.0 atua sempre com foco no acréscimo de tecnologia. Como o próprio nome já diz, colocando os clientes no rumo da Indústria 4.0.

Comece 2019 colocando a sua empresa na era da quarta revolução industrial. VENHA PARA INDUSTRIAL 4.0
☎ (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
? www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!


WhatsApp chat