(16) 3618-0217

Perspectivas do uso da indústria 4.0 no setor sucroenergético

Apesar da 4ª revolução industrial ainda ser novidade no Brasil, já há soluções suficientes que permitam implantar os conceitos da indústria 4.0 no setor sucroenergético.

Segundo a escola de negócios suíça IMD, a partir de 2020, tecnologias como inteligência de dados, digitalização da cooperação entre fornecedores e parceiros, internet das coisas e inteligência artificial serão pontos primordiais para as indústrias que quiserem se manter competitivas.

É claro que no Brasil, como sempre, as coisas demoram um pouco mais para acontecer. Mas, é fato que quem aderir a Revolução Industrial 4.0  mais rapidamente levará uma vantagem significativa sobre os concorrentes.


Se você ainda não sabe o que é Indústria 4.0 leia este artigo,

Se você acha que a Indústria 4.0 está muito fora da sua realidade clique aqui!


Indústria 4.0 no Brasil

No Brasil, de acordo com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), apenas 2% das empresas já adotam tecnologias relacionadas a Indústria 4.0. Estima-se ainda que 43% das indústrias no país sequer conseguem identificar quais tecnologias têm potencial para alavancar sua competitividade. Diante desse cenário, a 4ª Revolução Industrial parece uma coisa distante da maioria dos brasileiros. Porém, recursos como Internet das Coisas (IoT) e Banco de Dados (Big Data) já são realidade no país e estão a todo dispor daqueles que desejam evoluir para essa nova era – inclusive no setor sucroenergético.


Pesquisa realizada pela FIESP ajuda a mapear Indústria 4.0 no Brasil – SAIBA MAIS


Agroindústria 4.0

Nesse contexto, mais uma vez, o agronegócio brasileiro sai na frente. Muitas tecnologias relacionadas a Indústria 4.0, como o uso de drones, tratores autônomos e biotecnologia, já são usadas nos campos pelo Brasil e, embora ainda estejam concentradas nas mãos de poucos, já dão uma direção a ser seguida pelo setor. Da mesma forma, na agroindústria já é possível traçar planos concretos para o uso de processos industriais relacionados a Indústria 4.0.

Usina 4.0

No setor sucroenergético, por exemplo, já há tecnologia para criar o que podemos chamar de USINA 4.0. Trata-se de uma usina com processo produtivo todo conectado, desde a planta industrial até o setor agrícola, com sistemas ciber-físicos onde pessoas, equipamentos e informações se comunicam.

Na USINA 4.0 é possível também usar modelos conectados aos sistemas físicos que possibilitam simular cenários através da convergência de informações. Por exemplo, é possível entender como será a safra (antes mesmo dela começar) e, a partir disso, tomar decisões e até pré-setar equipamentos.

A USINA 4.0 possibilita ainda a criação de bancos de dados em tempo real com capacidade de coletar, analisar e fornecer conhecimento da cadeia produtiva no instante em que ocorre, o que permite orientar com eficiência todos os processos da usina.

O resultado disso tudo: redução de custos, economia de energia e matérias primas, aumento na segurança, redução dos erros, fim dos desperdícios e possibilidade de personalizar os produtos.

Oportunidade

Para concluir, ainda que pouco difundida no Brasil, a Indústria 4.0 já é uma realidade. Mais do que isso, é uma oportunidade de modernizar as forma de lidar com os processos industriais, inclusive, na produção de etanol, açúcar e energia elétrica.


Industrial 4.0 Tecnologia e Serviços

A Industrial 4.0 possui grande experiência no atendimento a usinas de açúcar e álcool em todo o estado de São Paulo. A empresa é especialista em máquinas hidráulicas e destaca-se pelo olhar crítico sobre as máquinas dos clientes. Graças a esse olhar  possibilitado pelo know-how conquistado com anos de experiência é possível aperfeiçoar as máquinas, colocando o cliente no rumo da Indústria 4.0.

APROVEITE A ENTRESSAFRA PARA MODERNIZAR A SUA USINA. SOLICITE UM ORÇAMENTO:

☎ (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
? www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!

 
admin
WhatsApp chat