Como funciona uma bomba de pistão - Componentes do sistema hidráulico

bomba de pistão

Bomba de pistão: descubra como funciona e suas principais aplicações num sistema hidráulico industrial.

Na bomba de pistão a ação de bombeamento é gerada através do movimento dos pistões. Ou seja, através da alternância dos pistões dentro de um tambor cilíndrico.

Sendo assim, o mecanismo de bombeamento de uma bomba de pistão consiste basicamente de:

  • Um tambor de cilindro;
  • Pistões com sapatas;
  • Placa de deslizamento;
  • Sapata;
  • Mola de sapata;
  • Placa de orifício.

Mas, antes de começar, se você chegou aqui procurando por uma bomba de pistão para o seu equipamento, conheça a INDUSTRIAL 4.0. Oferecemos manutenção e reforma de bombas hidráulicas industriais. Além disso, somos distribuidores Parker nessa área, conheça os modelos de bombas de pistão Parker disponíveis.

O FUNCIONAMENTO DA BOMBA DE PISTÃO

Bomba de Pistões - Vista

Na ilustração anterior, note que o tambor de cilindro é adaptado com um pistão. Além disso, a
placa de deslizamento é posicionada a um certo ângulo. A sapata do pistão corre na superfície dessa placa
de deslizamento.

Bomba de Pistões - Esquema 1

Sendo assim, quando um tambor de cilindro gira, a sapata do pistão segue a superfície da placa de deslizamento (a placa de deslizamento não gira). Nesse sentido, uma vez que a placa de deslizamento está a um dado ângulo, o pistão alterna dentro do cilindro. Dessa forma, em uma das metades do ciclo de rotação, o pistão sai do bloco do cilindro e gera um volume crescente. Em contrapartida, na outra metade do ciclo de rotação, este pistão entra no bloco e gera um volume decrescente.

Bomba de Pistões - Esquema 2

Na prática, o tambor do cilindro é adaptado com muitos pistões. As sapatas dos pistões são forçadas contra a superfície da placa de deslizamento pela sapata e pela mola. Para separar o fluido que entra do fluido que sai, uma placa de orifício é colocada na extremidade do bloco do cilindro, que fica do lado oposto ao da
placa de deslizamento.

Um eixo é ligado ao tambor do cilindro, que o conecta ao elemento acionado. Este eixo pode ficar localizado na extremidade do bloco, onde há fluxo, ou, conforme acontece normalmente, ele pode ser posicionado na extremidade da placa de deslizamento. Neste caso, a placa de deslizamento e a sapata têm um furo nos seus centros para receber o eixo. Se o eixo estiver posicionado na outra extremidade, a placa de orifício tem o furo do eixo.

BOMBA DE PISTÃO AXIAL

Por fim, vale destacar que a bomba de pistão que foi descrita acima é conhecida como bomba de pistão em linha ou axial. Ou seja, os pistões giram em torno do eixo, que é coaxial com o eixo da bomba. As bombas de pistão axial são as bombas de pistão mais comuns em aplicações industriais. Caso queira saber mais sobre esse tipo de bomba acesse este artigo.

No entanto, existem outros tipos de bombas de pistão, como as bombas de eixo inclinado e as de pistão radial. Nesse caso, falamos mais sobre as bombas de pistão radial neste outro artigo.

BAIXE o Manual de Hidráulica da Parker ou entre em contato para mais informações.

BOMBAS DE PISTÃO PARKER

A Parker oferece bombas de pistão em diversos modelos e configurações. Por isso, são indicadas para uma grande variedade de aplicações.

Sendo assim, para conhecer e adquirir a bomba de pistão ideal para sua aplicação industrial, fale com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO. Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp ou acesse esta página e saiba mais.

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A BOMBA DE PISTÃO

  1. Como é o mecanismos de bombeamento de uma bomba de pistão?

    O mecanismo de bombeamento da bomba de pistão consiste basicamente num tambor de cilindro, pistões com sapatas, placa de deslizamento, sapata, mola de sapata e placa de orifício.

  2. Quais são os tipos de bomba de pistão?

    Existem vários tipos de bombas de pistão, sendo as bombas de pistão axial as mais utilizadas em aplicações industriais. Além disso, as bombas de pistão radial também merecem destaque.

  3. Qual é a vantagem da bomba de pistão?

    As bombas de pistão se destacam principalmente por sua capacidade volumétrica e de deslocamento, assim como sua capacidade de gerar altas pressões. Sendo assim, pressão, volume e deslocamento são variáveis importantes que devem ser consideradas na hora de adquirir sua bomba.  

  4. Quais são as aplicações das bombas de pistão na indústria?

    As bombas de pistão possuem aplicações tanto móbil quanto industriais. Da mesma forma, atendem tanto a circuitos hidráulicos fechados como abertos. Na indústria as bombas de pistão axial são as mais comuns.

    Nesse caso, as bombas de pistão axial são geralmente usadas em transmissões hidrostáticas:
    Elevação de máquinas; Jateamento de líquidos; Mineração, equipamentos de exploração, perfuração de poços; Perfuração, plataformas de perfuração, exploração de petróleo; Construção; Manuseio de materiais; Equipamento de registro; Aplicações militares terrestres e marítimas; Equipamento de trituração / redução; Partida da turbina a gás; Guindastes e guinchos; Sistemas de corte por jato de água; Aplicações de recuperação de energia; Setor sucroenergético.

  5. Qual é a melhor marca de bombas de pistão?

    A Parker Hannifin é líder mundial no fornecimento de soluções para automação hidráulica industrial. Desse modo, com toda a certeza, oferece as melhores opções. De fato, existem diversos modelos voltados para aplicações industriais, como as séries PD, PAVC, PVP, PV+, Gold Cup entre outras. Converse com o seu distribuidor Parker e descubra qual é a melhor opção para sua aplicação.

COMO FUNCIONA UMA BOMBA DE PISTÃO

Descubra como funciona a bomba de pistão, através de um passo a passo resumido.

  1. Movimento do pistão

    Em resumo, a bomba de pistão funciona a partir do movimento alternado dos pistões;

  2. Deslocamento do óleo

    Esse movimento é o responsável por deslocar o óleo hidráulico;

  3. Entrada do óleo

    Primeiramente, o pistão se movimenta para cima permitindo a entrada do óleo.

  4. Saída do óleo

    Ao se movimentar para baixo, o pistão libera o óleo, agora em alta pressão.

MANUTENÇÃO DA BOMBA DE PISTÃO

Sem dúvida, a correta manutenção da bomba hidráulica é essencial para garantir o correto funcionamento do equipamento. Por isso, ao realizar a manutenção da sua bomba de pistão conte sempre com o apoio de quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO. A INDUSTRIAL 4.0 possui mais de 20 anos de experiência na área e conta com profissionais altamente especializados. Enfim, precisa de manutenção para sua bomba? Entre em contato agora mesmo:

SOLICITAR UM ORÇAMENTO

BOMBAS PARKER

A Parker é líder mundial na produção de bombas hidráulicas para aplicações industriais. No caso das bombas de pistão, destacam-se por exemplo as bombas das séries PAVC, PV+, Premier, entre outras. Adquira bombas Parker pelo melhor preço e com todo o suporte na INDUSTRIAL 4.0.

SOLICITAR UM ORÇAMENTO

Enfim, ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. Gostou? Então não se esqueça de compartilhar este post!

5/5 - (1 vote)
Rolar para cima
×