fbpx

5 passos para se tornar uma Indústria 4.0

Se tornar uma indústria 4.0 cada vez mais deixa de ser uma opção e se torna uma obrigação. Mas, por onde começar? Confira neste artigo o passo a passo.

Você já se perguntou o que é preciso fazer para se tornar uma indústria 4.0?

Se a resposta é sim, você deve estar preocupado em não ficar para trás, não é mesmo? Natural… Afinal, indústrias do mundo todo já estão bem avançadas nesse sentido. Já no Brasil, principalmente as pequenas e médias indústrias estão atrasadas em aderir às tecnologias da Indústria 4.0, porém já se nota alguma evolução.

Seja como for, a verdade é que ficar de fora da quarta revolução industrial definitivamente não é uma opção. Isso porque, as tecnologias relacionadas a ela cada vez mais se estabelecem a ponto de se tornarem imprescindíveis para quem quiser se manter competitivo.

A questão é: como não ficar para trás? Como começar a investir na Indústria 4.0 imediatamente? E mais importante, como fazer isso sem muita verba para investir?

Veja a seguir 5 passos que consideramos fundamentais para você começar a se tornar uma Indústria 4.0 imediatamente…

  1. PASSO 1 – INVISTA GRADUALMENTE

    A maior preocupação em muitas indústrias brasileiras — especialmente as de pequeno e médio porte — é em relação ao investimento necessário para se adequar à Indústria 4.0. No entanto, é preciso ter em mente que é perfeitamente possível investir pouco a pouco. Assim, você direciona os investimentos para as suas maiores necessidades. Desse modo, você colhe os frutos — como, por exemplo, a redução nos custos de produção — e financia os próximos passos com o próprio retorno obtido.

    Nesse sentido, se você possui uma pequena ou média indústria talvez se interesse também em ler este artigo.

  2. PASSO 2 – DEFINA PRIORIDADES

    Para direcionar adequadamente os seus investimentos, primeiramente é preciso entender os principais gargalos da sua indústria. A partir daí é possível definir suas prioridades, àquelas que serão o foco dos investimentos iniciais. Em seguida, é fundamental contar com profissionais e fornecedores qualificados, capazes de enxergar as tecnologias que melhor resolvam os seus problemas.

  3. PASSO 3 – AGREGUE TECNOLOGIA

    Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário começar do zero para entrar na era da Indústria 4.0. Muito menos investir valores astronômicos para trocar todas as máquinas da indústria. Na maioria dos casos é possível aproveitar o que já existe no parque industrial, agregando pouco a pouco novas tecnologias.
    Na própria manutenção de rotina, desde que feita por profissionais que possuam um olhar crítico, já é possível entender as melhores formas de agregar tecnologias da Indústria 4.0″.  Afirma Eduardo Bianchese, proprietário da INDUSTRIAL 4.0 Tecnologia e Serviços.

    Nesse sentido, o retrofit é uma ótima oportunidade, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

  4. PASSO 4 – FOQUE NA COLETA E USO DE DADOS

    A Indústria 4.0 envolve sim tecnologias que parecem estar muito além da realidade da maioria das fábricas — como nanotecnologias, neurotecnologias e robôs. No entanto, o principal conceito da Indústria 4.0 basicamente é coletar, analisar e transformar dados em inteligência. Por isso, esse deve ser o foco do seu investimento inicial. Afinal, sem precisar de muito dinheiro, já é possível instalar sensores e sistemas que coletam e analisam dados. Dessa forma, você consegue melhorar os seus processos e já coloca a sua fábrica nos rumos da quarta revolução industrial.

  5. PASSO 5 – INVISTA EM MÃO DE OBRA QUALIFICADA

    Gradativamente, a Indústria 4.0 exigirá mão de obra muito qualificada e com grande capacidade analítica.
    Inicialmente, profissionais com conhecimento para identificar as prioridades e tecnologias que podem ser agregadas serão fundamentais”, afirma o Engenheiro Junior Sartor, da INDUSTRIAL 4.0

    Portanto, é importante começar a investir tanto na capacitação dos colaboradores, quanto na contratação de prestadoras de serviço que tenham uma visão voltada para a Indústria 4.0. Seja como for, quanto antes você fizer isso melhor.

INDUSTRIAL 4.0

A INDUSTRIAL 4.0 trabalha com automação industrial e é especialista em equipamentos hidráulicos industriais.

Seja em novos projetos ou reformas, a INDUSTRIAL 4.0 atua sempre com foco no acréscimo de tecnologia. Como o próprio nome já diz, colocando a sua indústria no rumo da Indústria 4.0. ENTRE EM CONTATO E SAIBA MAIS

ESTE POST FAZ PARTE DA CAMPANHA JULHO AZUL, idealizada pela INDUSTRIAL 4.0 e pela DJP Automação para conscientizar os empresários do ramo da indústria, sobre a importância estratégica em adotar as tecnologias da Indústria 4.0

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat