fbpx

Biomassa no Brasil gera energia capaz de abastecer Ribeirão Preto por 14 anos

A produção de energia através da biomassa vem crescendo cada vez mais e tem na cana uma grande aliada

Em 2018, considerando os meses de janeiro a novembro, a energia gerada através da biomassa no país foi de 25.370 GWh. Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), este volume é 5% maior do que no mesmo período em 2017.

O mais incrível, é que essa quantidade de energia seria suficiente para “iluminar” uma cidade do porte de Ribeirão Preto (SP) – que possui quase 700 mil habitantes – até 2032. Isso mostra o poder dessa fonte de energia renovável.

Biomassa no Brasil gera energia capaz de abastecer Ribeirão Preto por 14 anos

Cana-de-Açúcar é destaque

No Brasil, a cana tem aproximadamente 80% de participação na geração de energia através da biomassa.

Em 2018, dos 25.370 GWh gerados quase 92% foram produzidos entre abril e novembro, período que coincide com a colheita da cana no Sudeste e Centro-Oeste do país.


LEIA TAMBÉM:

Perspectivas do uso da indústria 4.0 no setor sucroenergético
O que é Indústria 4.0 


Biomassa ajuda a reduzir conta de luz

No ano passado, com os reservatórios das hidrelétricas com menos de 18% de sua capacidade a bandeira tarifária estava vermelha. Hoje, com os reservatórios com 26% da capacidade a bandeira é verde.

Acredita-se que isso tem muito a ver com a energia constante gerada pela biomassa, justamente na época de estiagem. Estima-se que a biomassa tenha poupado cerca 17% do total de energia armazenada nos reservatórios.

Como se não bastasse, graças a essa fonte de energia, mais de 7,5 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas.

Biomassa

Biomassa é toda matéria orgânica, vegetal ou animal, que pode ser utilizada na geração de energia.

Pode ser obtida através da decomposição ou queima de uma série de recursos, como resíduos agrícolas (no Brasil, principalmente a cana),resíduos florestais, restos de alimentos, excrementos ou até mesmo lixo.

Atualmente, a biomassa é a terceira fonte de energia mais usada no Brasil, sendo responsável por cerca de 9% da eletricidade consumida.Isso ressalta ainda mais a importância estratégica da cana para o país.

Com o tempo, a biomassa vem ganhando cada vez mais força.Afinal, trata-se de uma fonte renovável, produzida a partir do reaproveitamento de resíduos. Além disso, é bem menos poluente em relação aos combustíveis fósseis. Nesse sentido, o setor sucroenergético brasileiro mais uma vez se destaca como pioneiro.


APROVEITE A ENTRESAFRA PARA REALIZAR A MANUTENÇÃO E AGREGAR TECNOLOGIA AOS EQUIPAMENTOS DA USINA.

A INDUSTRIAL 4.0 é  especialista em equipamentos hidráulicos, com grande experiência no setor sucroenergético.

Seja em novos projetos ou reformas, a INDUSTRIAL 4.0 atua sempre com foco no acréscimo de tecnologia. Como o próprio nome já diz, colocando os clientes no rumo da Indústria 4.0.

☎ (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
? www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!

industrial
WhatsApp chat