(16) 3618-0217

Indústria 4.0 no Brasil – Falta de informação ainda é o grande desafio

Nesse sentido, a INDUSTRIAL 4.0 TECNOLOGIA E SERVIÇOS trabalha também para fomentar os conceitos da Indústria 4.0.

Se você acompanha o blog já deve ter visto nesse post que para aderir a Indústria 4.0 não é preciso gastar uma fortuna, nem usar tecnologias mirabolantes. Com um investimento relativamente baixo já é possível modernizar suas máquinas (retrofit) para que elas produzam e transmitam dados. Um primeiro e importante passo para quem deseja entrar na era da Indústria 4.0.

 

Clique aqui e veja como pequenas e médias indústrias podem se adequar a Indústria 4.0

 

Falta de informação é obstáculo

Nesse contexto, a falta de informação tem sido o grande desafio para que as indústrias brasileiras entrem definitivamente na quarta revolução industrial. Muitas empresas acreditam que essas tecnologias não são para elas, pensam que custam caro, que são difíceis de encontrar e de aplicar, ou mesmo desconfiam da sua eficiência. Outras tantas, sequer conhecem o conceito de manufatura avançada. O resultado disso é o atraso e a perda de competitividade da indústria nacional frente a outros mercados. Daí, a importância de difundir informação e incentivar a aplicação desses conceitos.

 

FIESP mostra em pesquisa situação da Indústria 4.0 no Brasil

 

A INDUSTRIAL 4.0 atua para fomentar a Indústria 4.0

A INDUSTRIAL 4.0 também trabalha – seja fornecendo informações através do blog, no próprio atendimento ao cliente ou nos serviços prestados – para que as pessoas tenha em mente que a Indústria 4.0 não é um bicho de sete cabeças. Desmistificando alguns conceitos, a empresa procura mostrar que essas ideias podem ser aplicadas de forma gradual, sem grandes custos, independentemente do porte e tipo de indústria. “Acreditamos que a partir de uma visão crítica sobre as máquinas – seja em novos projetos ou reformas – é possível avaliar como acrescentar tecnologias com um bom custo benefício, colocando os clientes já no rumo da Indústria 4.0” afirma Eduardo Bianchese, sócio da empresa.  “Nada mais natural, afinal, carregamos esses conceitos até no nome”, completa Junior Sartor, também sócio.

Especialista em equipamentos hidráulicos, a INDUSTRIAL 4.0 oferece um trabalho de qualidade, focado em melhorar os resultados das máquinas e processos dos clientes . Faz isso  através do acréscimo de tecnologia, plantando a semente da quarta revolução industrial em cada trabalho que realiza. Dessa forma, cumpre seu papel de – além de fornecer produtos e serviços de qualidade – fomentar a indústria 4.0. Papel este, assumido desde o batismo da empresa.

 

A importância de fomentar a  Indústria 4.0

Segundo a escola de negócios suíça IMD, a partir de 2020, tecnologias associadas a Indústria 4.0, como internet das coisas e big data, serão pontos primordiais para as indústrias que quiserem se manter competitivas. Ou seja, quem não aderir a Revolução Industrial 4.0 até lá ficará para trás. Apesar de esses dados levarem em conta muito mais a realidade de países desenvolvidos, como a Alemanha, não significa que os brasileiros não devam ficar preocupados.

Como dito há pouco, no país ainda impera uma grande ausência de conhecimento sobre o assunto. De acordo com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), 43% das indústrias brasileiras ainda são incapazes de identificar quais tecnologias têm potencial para alavancar sua competitividade. Levando isso em conta, naturalmente, fornecer conhecimento e capacitar pessoas é um primeiro passo para difundir os conceitos da indústria 4.0 no Brasil. Especialmente, por que muitas pessoas tem certos preconceitos e temores injustificáveis sobre o tema.

Nesse aspecto, destaca-se a importância do trabalho de capacitação e fomento realizado por entidades como Fiesp, Senai-SP, Sebrae, entre outras. Diante desse cenário, estas entidades já estão agindo para melhorar o senso de urgência das empresas com relação à Indústria 4.0, e principalmente auxiliar no enfrentamento dos desafios que virão pela frente. Impossível não destacar também, o trabalho competente de empresas como a INDUSTRIAL 4.0 que, ao realizar serviços de qualidade de olho no futuro, também ajudam a divulgar as ideias da Indústria 4.0!

 

Venha para a INDUSTRIAL 4.0! Somos especialista em equipamentos hidráulicos.

Solicite um orçamento:

☎ (16) 3618-0217

? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725

? www.industrial4-0.com.br

? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!

 

 
admin
WhatsApp chat