(16) 3618-0217

As normas regulamentadoras na Indústria 4.0

Novas tecnologias impactam diretamente na vida do trabalhador. Nesse sentido, é fundamental discutir a adaptação das normas regulamentadoras na Indústria 4.0

Sem dúvida, a Indústria 4.0 está mudando a forma como as pessoas trabalham dentro das fábricas. Desse modo, é fato que é absolutamente necessário entender como as normas regulamentadoras se encaixam nesse novo cenário para garantir a segurança dos trabalhadores.

A indústria 4.0 relaciona-se a algumas tecnologias, como por exemplo a robótica avançada. Tais tecnologias realmente diminuem os riscos de acidentes de trabalho dentro das fábricas. De fato, alguns conceitos da quarta revolução industrial reduzem significativamente a presença humana em tarefas pesadas, maçantes e difíceis, capazes de expor o trabalhador a altos riscos em curto, médio e longo prazo. Da mesma forma, os processos inerentes a Indústria 4.0 exigem profissionais mais qualificados, fator que também tende a interferir positivamente no número de acidentes. No entanto, isso não é motivo para deixar de se preocupar com a segurança no trabalho dentro das fábricas.

Normas regulamentadoras

Nesse sentido, duas das normas regulamentadoras já existentes devem continuar sendo respeitadas, a NR 12 e a NR 17. De fato, estas normas que já regulam os processos industriais atualmente também são bastante pertinentes no contexto da Indústria 4.0. Ainda assim, com o avanço dessas novas tecnologias, certamente será preciso reavaliar tais normas de modo que elas se adequem melhor a essa nova realidade.

A NR 12 é um conjunto de normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho que visam reduzir o número de acidentes relacionados ao uso de máquinas e equipamentos. Já a NR 17 fala especificamente sobre a ergonomia e a forma como as condições de trabalho se adaptam às características dos trabalhadores.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é um conceito que veio para ficar. Embora ainda esteja engatinhando no Brasil, tem ganhado cada vez mais adeptos. Olhando de forma puramente objetiva, o advento dessas novas tecnologias aparentemente só confere ganhos. Desde a rapidez na entrega do produto final, padronização de procedimentos até a maior segurança nos processos.

No entanto, a saúde e segurança do trabalhador tem amparo constitucional. Por isso, não é nem um pouco interessante usar a Indústria 4.0 como argumento para flexibilizar a segurança no trabalho.

Sem dúvida, o respeito às normas de segurança são fundamentais não só para garantir a integridade física do trabalhador, mas também para evitar perdas na produtividade e lucratividade da empresa. Com a Indústria 4.0, além do respeitos a essas norma, é muito importante investir na requalificação dos trabalhadores. Dessa forma, com toda a certeza, todo mundo sai ganhando.

Industrial 4.0

A INDUSTRIAL 4.0 não tem esse nome a toa. Tem esse nome porque em seus projetos trabalha sempre agregando novas tecnologias. Ou seja, trabalha sempre com o intuito de colocar os clientes nos rumos da Indústria 4.0. Desse modo, a empresa é especialista em equipamentos hidráulicos industriais e também distribuidor autorizado Parker na área hidráulica industrial e filtros hidráulicos. Entre em contato e saiba mais.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

 
admin
WhatsApp chat