Estimativas apontam que a safra de 2019/2020 no Centro/Sul deve ser levemente maior que 2018/2019, com 593,16 milhões de toneladas moídas.

Segundo a consultoria Datagro, a safra 2019/2020 no centro-sul deve terminar com aproximadamente 593,16 milhões de toneladas moídas. Em suma, isso representa uma alta de 3,5% em relação a safra 2018/19. Na ocasião foram moídas cerca de 573,05 milhões de toneladas na região. Dessa forma, somando os 52 milhões de toneladas do Norte/Nordeste, a produção total no Brasil deve chegar a 645,16 milhões de toneladas.

Nesse cenário, a produção de açúcar deve cair levemente, ao passo que a de etanol irá aumentar. De fato, a produção de açúcar será de 26,21 milhões de toneladas, ante 26,51 milhões na safra 2018/19. Em contrapartida, a produção de etanol deve chegar a 32,3 bilhões de litros. Sendo que na safra 2018/2019 foi de 30,1 bilhões de litros. Nesse sentido, é importante destacar que a conta inclui não só o combustível feito de cana, mas também o feito de milho, que é uma tendência para os próximos anos.

EXPECTATIVA PARA A PRÓXIMA SAFRA

Ainda de acordo com a Datagro, a safra 2020/2021 sofrerá com o atraso no desenvolvimento da soqueira. Trata-se da área de onde a cana colhida na atual safra volta a brotar para ser cortada novamente. Isso é fruto das chuvas abaixo da média, incêndios e geadas, além de infestação mais intensa de mato.

Além disso, a cana deve perder área de cultivo para a soja. Nesse sentido, a produção de etanol não deve ser imediatamente afetada, pois será compensada pelo aumento da produção de etanol de milho.

Ainda assim, é esperada um leve alta na moagem de cana para a próxima safra, com um provável aumento na produção de açúcar.

MANUTENÇÃO DE ENTRESSAFRA

Sem dúvida, para garantir uma safra produtiva é necessário preparação adequada, especialmente no período entressafra. De fato, é muito importante aproveitar o período em que a usina fica parada, para realizar a manutenção corretiva ou preditiva nos equipamentos da usina. Da mesma forma é a hora certa para avaliar maneiras de agregar novas tecnologias. Para ler mais sobre este assunto clique aqui.

Há mais de 15 entressafras, a INDUSTRIAL 4.0 trabalha na manutenção dos equipamentos hidráulicos de diversas usinas. Além disso, a empresa é distribuidor autorizado Parker na área hidráulica industrial. A INDUSTRIAL 4.0 trabalha sempre com foco em agregar novas tecnologias que aumentem a produtividade dos clientes. Nesse sentido, busca colocar as usinas atendidas nos rumos da Indústria 4.0. Entre em contato e saiba mais.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

Rate this post
Rolar para cima
×