(16) 3618-0217

Reduza custos operacionais usando o DCP (Drive Controlled Pump)

Tecnologia Drive Controlled Pump (DCP) da Parker garante perda energética próxima a zero, além de outros benefícios para o equipamento

DCP (Drive Controlled Pump) – Certamente, a eficiência energética é uma das maiores preocupações durante o desenvolvimento de sistemas hidráulicos industriais. Afinal, a perda de energia durante o funcionamento de equipamentos hidráulicos impacta diretamente nos custos de operação.

De fato, engenheiros de todo o mundo sempre buscaram pela solução definitiva para reduzir os desperdícios de energia nesse tipo de equipamento. Nesse sentido, seja pela necessidade de reduzir os custos de operação e aumentar a produtividade ou para se adequar aos novos conceitos de responsabilidade ambiental, essa busca se intensificou nos últimos anos.

A boa notícia é que agora essa solução existe. Todos os conceitos anteriormente desenvolvido foram superados com o lançamento do Drive Controlled Pump (DCP). Desenvolvido pela Parker na Alemanha, esta inovação permite operar com perda energética próxima a zero.

Drive Controlled Pump (DCP)

O DCP Parker tem como principal característica a possibilidade de fornecer potência somente quando necessário, sempre na quantidade ideal de acordo com cada passo do processo. O DCP é composto por Bomba de Palhetas Série T7 (ou bomba variável de pistões Série PVPlus), motor elétrico (servomotor ou motor assíncrono) e Drive AC30.

O drive AC30 é o responsável por controlar a vazão e a pressão do sistema. Isso garante maior desempenho e resulta na redução dos desperdícios.

Já a Bomba de Palhetas Série T7 possui características simétricas, o que proporciona maior durabilidade e maior tolerância à sujidade. Dessa forma, apresenta desempenho muito superior às bombas convencionais de engrenamento interno. Além disso, esta bomba atende deslocamentos de até 140cm3. Em casos onde há a necessidade de cobrir um deslocamento maior, o DCP também pode ser configurado com a bomba variável de pistões Série PVPlus, que chega a 360cm3.

EVOLUÇÃO

O DCP resolve um problema que tenta-se corrigir há anos. Confira a evolução da eficiência energética em sistemas hidráulicos no decorrer do tempo comparada ao DCP.

Figura 1:Bomba de deslocamento fixo + motor elétrico de rotação fixa
Figura 2: Bomba de deslocamento variável + motor elétrico de rotação fixa
Figura 3: Bomba de deslocamento variável com recurso load sensing + motor elétrico de rotação fixa
Figura 4: Sistema DCP com bomba fixa + motor elétrico variável + drive

Na figura 1 você encontra a solução convencional, formada por bomba de deslocamento fixo e motor elétrico de rotação fixa. Note como há um elevado desperdício de energia elétrica.

Na figura 2, o conjunto formado por bomba de deslocamento variável associada a um motor elétrico de rotação fixa já reduz um pouco a diferença entre a energia desperdiçada e a energia aproveitada pelo equipamento.

Em seguida, na figura 3, o uso do recurso Load Sensing em bombas de deslocamento variável proporciona uma redução ainda maior nas perdas de energia.

Por fim, na figura 4, o DCP resolve definitivamente essa questão, reduzindo as perdas a praticamente zero.

Vantagens

Além de evitar o desperdício de energia, o DCP oferece muitas outras vantagens.

O DCP é formado por componentes mais compactos como, por exemplo, o reservatório para o fluido hidráulico. Da mesma forma, esse sistema permite a redução ou até mesmo a eliminação do sistema de refrigeração. Além disso, existe a possibilidade de dispensar válvulas de controle proporcional, pois a maior parte dos controles é feita no próprio conjunto motobomba. Tudo isso, resulta em menores custos, tanto na aquisição quanto na manutenção do sistema.

Da forma como funciona o DCP não exige que os componentes trabalhem em seu limite, evitando desgastes e consequentemente ampliando a vida útil do equipamento. Naturalmente, isso reduz também as paradas para manutenção e os custos para tal.

Além disso, por manter a rotação da bomba em níveis mais baixos, o sistema DCP reduz a poluição sonora em até 20dB.

Por fim, é importante mencionar que, mesmo empregando tecnologia híbrida (elétrica-hidráulicaeletromecânica), esta solução Parker é muito prática e simples de operar.

Indicações

O DCP é uma solução indicada para injetoras de plástico e de metal, prensas em geral e máquinas-ferramenta. Assim sendo, é recomendado especialmente para fábricas que estão registrando alto consumo de energia elétrica, desgastes prematuros nos componentes ou queda na produtividade.

Benefícios da tecnologia Parker DCP

• Potencial economia energética de até 70%
• Potencial redução de ruído de até 20dB
• Maior durabilidade e vida útil
• Menor custo total do sistema hidráulico (componentes mais simples e mais compactos)
• Reduz as paradas para manutenção dos equipamentos
• Maior produtividade
• Dispensa programação prévia
• Criado para ser operado com facilidade pelos profissionais da área hidráulica

Ao trocar o seu sistema hidráulico considere o DCP da Parker. A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidor autorizado Parker na área hidráulica industrial. Entre em contato e descubra todos os potenciais ganhos desta solução inovadora.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

 
admin
WhatsApp chat