(16) 3618-0217

Quarta revolução industrial gera oportunidades para empreendedores

A quarta revolução industrial está a pleno vapor e com ela surgem novas oportunidade de negócio para empreendedores Brasil afora.

Embora o país ainda esteja bem atrasado no advento às tecnologias que fazem parte da quarta revolução industrial, é inegável que no último ano já houve algum avanço. Sem dúvida, em termos práticos o Brasil ainda está apenas engatinhando no que se refere a Indústria 4.0. Porém, graças a instituições como SEBRAE e SENAI, ao menos o conhecimento sobre o tema já está consideravelmente mais bem distribuído.

Ainda assim é muito pouco, afinal, já passou da hora de dar um passo além. Ou seja, começar para valer a colocar em prática as tecnologias que de fato apontarão a indústria brasileira para os rumos da quarta revolução industrial. Sem dúvida, esse passo é fundamental para manter a competitividade das nossas indústrias e, como falamos, já estamos bastante atrasados.

É claro que, para isso acontecer, existem uma série de desafios que estão longe de serem superados. Por exemplo, as indústrias precisam se preparar internamente, se digitalizar e integrar processos. Entretanto, um desafio especialmente problemático é a ausência de fornecedores de qualidade que viabilizem a inserção da indústria 4.0 nas empresas do país.

Nesse sentido, essa ausência pode ser uma excelente oportunidade para pequenas empresas que gostam de inovação e estão dispostas a empreender.

FEIRA DO EMPREENDEDOR 2019

Justamente por isso, este ano, a Feira do Empreendedor 2019 (organizada pelo SEBRAE) apresentará alguns exemplos práticos de como empreender na área da Indústria 4.0.

Em parceria com o Senai-SP, a feira contará com um espaço onde o empreendedor poderá conferir as novidades que o uso de máquinas, robôs e impressoras 3D tem trazido às empresas mundo afora.

O evento, que acontece de 5 a 8 de outubro em São Paulo, tem entrada gratuita. 

OPORTUNIDADES

Os principais modelos de negócios para quem quer empreender de olho na Indústria 4.0 estão relacionados a atividades como manutenção ou operação de software.  Estes serviços são altamente especializados e podem ser uma ótima oportunidade para pequenas empresas que desejam prestar serviços para grandes indústrias.

Confira alguns exemplos:

Robôs autônomos
Nessa área é possível abrir um negócio de manutenção e instalação desses equipamentos.

Simulação
Esta tecnologia permite, por exemplo, testar a qualidade de um produto antes mesmo de ele ser produzido. Desenvolver e operar esse tipo de inovação para as indústrias pode ser uma boa oportunidade.

Integração de sistemas
A integração entre em equipamentos e sistemas é um ponto primordial para a Indústria 4.0. Sendo assim, existe a demanda por profissionais de TI capazes de prestar consultorias nessa área.

Internet das coisas
É uma tecnologia muito útil em indústrias no sentido de fazer os equipamentos se comunicarem com o usuário. É possível empreender nessa área criando empresas especializadas em implementar a internet das coisas em processos industriais.

Realidade aumentada
São tecnologias que permitem ao usuário interagir com um ambiente virtual. O empreendedor pode faturar alugando essas tecnologias para as indústrias.

Big data
Refere-se ao armazenamento e análise de dados. O empreendedor pode atuar nessas duas frentes. Por exemplo, coletando dados e entregando relatórios prontos para seus clientes.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

INDUSTRIAL 4.0 Tecnologia e Serviços

☎ (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
?www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

 
admin
WhatsApp chat