(16) 3618-0217

Evite falhas hidráulicas investindo em filtros de qualidade

A grande maioria das falhas hidráulicas tem uma única causa: a contaminação. Exatamente por isso é muito importante investir em sistemas de filtragem de qualidade.

Não é segredo para ninguém que falhas hidráulicas podem ser um grande problema para as indústrias. Nesse sentido, já é consenso entre projetistas e usuários que a contaminação dos fluidos é o calcanhar de aquiles dos sistemas hidráulicos. De fato, entre 75% e 80% das falhas em equipamentos hidráulicos são resultados diretos da contaminação.

Sem dúvida, isso está diretamente ligado a qualidade dos filtros utilizados nos equipamentos. Inegavelmente, o custo de não ter um sistema de filtragem adequado à disposição é impressionante. Afinal, fluidos contaminados podem ocasionar:

Evite falhas hidráulicas investindo em filtros de qualidade
  • Perda de produção (paradas);
  • Custos de reposição dos componentes;
  • Reposição frequente do fluido;
  • Baixa vida útil dos componentes;
  • Aumento dos custos da manutenção geral;
  • Aumento do índice de sucata;

Na foto acima você pode observar os resultados típicos do desgaste causado por partículas contaminantes.

A IMPORTÂNCIA DO FLUIDO HIDRÁULICO

Certamente, o fluido é o principal item de um equipamento hidráulico. Afinal, sem ele, nada funciona corretamente. Desse modo, é natural que, se houver contaminantes, a coisa fique feia.Veja abaixo algumas das funções do fluido hidráulico que são diretamente afetadas pela contaminação:

  • Atuar como um meio de transmissão de energia;
  • Lubrificar as partes internas dos componentes;
  • Atuar como um meio trocador de calor;
  • Preencher a folga entre os componentes móveis;

De fato, se uma destas quatro funções for prejudicada, o sistema hidráulico não desempenhará conforme projetado. Dessa forma, ocorrerão paradas que, com toda a certeza, acarretarão em sérios prejuízos.

Paradas inesperadas podem facilmente implicar num custo muito maior do que o imaginado por hora de manufatura. Sendo assim, fica claro que não é nada indicado utilizar filtros de qualidade duvidosa.

ESCALA MICROMETRO

Fotomicrográfica da partícula contaminante. (Ampliado 100x Escala: 1 divisão = 20 mícrons)

Você sabia que a grande maioria das partículas que causam danos aos sistemas hidráulicos são menores que 40 mícrons? Um micrômetro (ou “mícron”) é equivalente a uma milionésima parte de um metro. O limite da visibilidade humana é aproximadamente 40 mícrons. Ou seja, a maior parte das partículas contaminantes não podem ser vistas a olho nu.

Na foto acima você pode ver uma imagem micrográfica da partícula contaminante (Ampliado 100x Escala: 1 divisão = 20 mícrons).

TIPOS DE CONTAMINAÇÃO

A contaminação por partículas geralmente é classificada como sedimento ou pequenas partículas. Sedimento pode ser definido como o acúmulo de partículas menores que 5µm. Este tipo de contaminação causa falhas no sistema ao decorrer do tempo. Por outro lado, as pequenas partículas são contaminantes maiores que 5µm e podem causar falhas catastróficas imediatamente.

Sedimento e pequenas partículas podem ser classificadas como:

Partículas duras: Sílica, Carbono, Metal;

Partículas maleáveis: Borracha, Fibras, Microorganismos;

FONTES DE CONTAMINAÇÃO

A contaminação pode ocorre de diversas formas, como por exemplo: durante os processos de manufatura e montagem, ao adicionar novos fluidos, durante a inserção externa, durante a operação, ou mesmo pode ser gerado internamente durante a operação por falhas na vedação, vazamentos e condensação.

INVISTA EM FILTROS DE QUALIDADE

A melhor forma de evitar falhas hidráulicas decorrentes da contaminação dos fluidos é investindo em sistema de filtragem de qualidade. A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidor autorizado Parker na área de filtragem hidráulica. A Parker é uma empresa pioneira, que oferece produtos de qualidade garantida. Os filtros Parker são extremamente eficientes na função de remover contaminantes de diferentes tipos e tamanhos.

CONHEÇA A PRATICFIL

PraticFIL – Unidade Móvel de Filtragem é uma novidade exclusiva desenvolvida e fabricada sob medida pela INDUSTRIAL 4.0. Trata-se de um carrinho com as melhores soluções de filtragem Parker integradas. A PraticFIL permite realizar procedimentos de filtragem em diversos equipamentos, sem parar a operação. CONHEÇA!


A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidor autorizada Parker na área hidráulica industrial e de filtros hidráulicos. Entre em contato e saiba mais.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

 
INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat