(16) 3618-0217

Filtros de qualidade evitam 80% dos problemas em sistemas hidráulicos

Filtros hidráulicos são essenciais para evitar a contaminação responsável por cerca de 80% dos problemas em sistemas hidráulicos.

Sem dúvida nenhuma os filtros hidráulicos são componentes essenciais no seu sistema hidráulico industrial. Afinal, aproximadamente 80% das falhas nesse tipo de sistema são causadas pela contaminação do óleo. Por conta disso, é fundamental escolher filtros de qualidade, além de observá-los com atenção durante a manutenção preventiva.

SISTEMAS HIDRÁULICOS

Motores, bombas, válvulas direcionais, controladores de vazão, manômetros, limitadores de pressão, tubulações e reservatórios. Tudo isso pode ser comprometido se a filtragem não estiver ok.

Afinal, os sistemas hidráulicos funcionam basicamente através da movimentação controlada de fluidos sob pressão. Ou seja, sem os fluidos em perfeito estado, seu equipamento hidráulico com toda a certeza não funcionará corretamente. Desse modo, é fato que é absolutamente necessário dar uma atenção especial para o sistema de filtragem.

FILTROS

De fato, funcionando corretamente, os filtros evitam problemas e aumentam a eficiência dos equipamentos onde estão instalados. Além disso, são capazes de garantir o aumento da vida útil dos componentes que fazem parte do sistema.

Num sistema hidráulico é necessário uma filtragem que elimine o máximo possível as substâncias danosas. Para se ter uma ideia, partículas maiores que 5µ já são capazes de causar grandes estragos.

A contaminação do óleo é um problema bastante comum e pode ocorrer de diversas maneiras: durante o abastecimento de óleo novo, montagem, vazamentos, consertos e reparos, por meio de vedação inadequada, problemas nas hastes do cilindros, entre outras causas.

Sem dúvida, a contaminação do fluido hidráulico trata-se de um problema crítico, que deve ser evitado através da utilização de um filtro de qualidade. Um sistema de filtragem adequado é capaz de evitar:

  • Quebra de bombas;
  • Desgastes de válvulas e cilindros;
  • Travamento de válvulas, retardo em comutações, imprecisão nos movimentos, variação de viscosidade;
  • Envelhecimento prematuro do fluido, surgimento de riscos e sulcos;
  • Aumento de vazamentos internos;

QUE FILTRO USAR

Existem filtros de 4 tipos diferentes: de sucção, pressão, retorno e off-line. O tipo de filtro utilizado no seu sistema depende da vazão, da pressão, do tipo de fluido, da temperatura de trabalho e do grau de contaminação. A falta de uma filtração eficiente, dimensionamento errado ou um elemento de má qualidade pode comprometer a retenção de partículas, o que afetará seriamente o seu sistema.

FILTROS PARKER

Os filtros hidráulicos da Parker contam com os exclusivos elementos Par-Fit. Este recurso torna possível superar todas as especificações em relação a ruptura do elemento, resistência a explosão, integridade na fabricação, compatibilidade do material, resistência a fadiga do fluxo e teste Multipass. A Parker oferece aos clientes soluções em filtros hidráulicos de qualidade a um preço competitivo.

A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidor autorizada Parker na área hidráulica industrial e de filtros hidráulicos. Entre em contato e saiba mais.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

 
INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat