fbpx

Manutenção preditiva e indústria 4.0

Você sabe qual é a relação entre manutenção preditiva e indústria 4.0? Neste artigo você verá que a indústria 4.0 fornece subsídios muito interessantes para a realização da manutenção preditiva.

Sem dúvida, manutenção preditiva e indústria 4.0 são conceitos que tem tudo a ver um com o outro. Afinal, a indústria 4.0 se baseia em grande parte na coleta e analise de dados. Dados esses que, se interpretados corretamente, podem ser utilizados para prever possíveis falhas, bem como identificar o desgaste ou a degradação dos componentes.

Ou seja, podemos afirmar com toda a certeza que a indústria 4.0 fornece ferramentas que facilitam e viabilizam a manutenção preditiva, tornando-a ainda mais indispensável. De fato, se analisarmos as principais tecnologias da quarta revolução industrial — como internet das coisas, machine learning e big data, por exemplo — veremos que todas elas tem aplicações diretas na realização da manutenção preditiva.

INTERNET DAS COISAS

Nesse sentido, a Internet das Coisas é o ponto de partida. Afinal, ela permite agregar tecnologias capazes de coletar dados — através de sensores, softwares e dispositivos — e mais do que isso, de manter o equipamento sempre conectado. Desse modo, torna-se possível visualizar informações do equipamento em tempo real, o que permite identificar e consertar rapidamente possíveis anormalidades que possam comprometer o sistema.

MACHINE LEARNING

O Machine Learning é outro conceito básico da indústria 4.0 que também se aplica à ideia de manutenção preditiva. Hoje em dia, as máquinas estão cada vez mais autônomas. Desse modo, através de algoritmos e softwares específicos, já é possível fazer com que o equipamento não só analise os dados coletados, mas também aja de forma autônoma, realizando ações pré-programadas capazes de evitar e até mesmo resolver problemas.

BIG DATA

Como falamos anteriormente, a coleta e análise de dados é o ponto principal da indústria 4.0. Nesse contexto, o Big Data tem papel fundamental, afinal ele é o responsável por armazenar e relacionar esses dados. Sem dúvida, informações como o histórico de falhas, manutenções, reparos e performance do equipamento, são valiosíssimas. Na manutenção preditiva esses dados são muito úteis para identificar, por exemplo, a hora certa de substituir algum componente. Da mesma forma, essas informações podem ser utilizadas em conjunto com o machine learning, para programar determinadas ações do equipamento.

AS VANTAGENS DA MANUTENÇÃO PREDITIVA

A manutenção preditiva agiliza e otimiza o processo de produção, reduz custos, evita paradas inesperadas e aumenta a produtividade. Dessa forma, podemos concluir que sem dúvida nenhuma é o tipo de manutenção mais vantajosa. Nesse sentido, as tecnologias ligadas à indústria 4.0 vem para agregar e facilitar. Sem dúvida, nos próximos anos essas tecnologias farão com que muito mais indústrias comecem a desfrutar dos benefícios da manutenção preditiva. Sendo assim, quem não ficar esperto, certamente perderá competitividade.

SensoNODE™

Só para citar um exemplo prático de tecnologia ligada a indústria 4.0 e que pode ser utilizada para manutenção preditiva, temos o SensoNODE™ da Parker.

O SensoNODE™ nada mais é que uma solução de IoT que oferece recursos avançados de monitoramento para o seu equipamento. Trata-se de sensores compactos e sem fio, capazes de monitorar a produção e identificar possíveis falhas antes mesmo de elas acontecerem, clique aqui e saiba mais.


A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidor autorizada Parker na área hidráulica industrial e de filtros hidráulicos. Além disso é especializada na manutenção, novos projetos e reformas de equipamentos hidráulicos industriais. Entre em contato e consulte como a INDUSTRIAL 4.0 pode ajudar a colocar você nos rumos da indústria 4.0.

Gostou? Não esqueça de compartilhar no Face e no Insta!

ESTE POST FAZ PARTE DA CAMPANHA JULHO AZUL, idealizada pela INDUSTRIAL 4.0 e pela DJP Automação para conscientizar os empresários do ramo da indústria, sobre a importância estratégica em adotar as tecnologias da Indústria 4.0

WhatsApp chat