Indústria 4.0 para pequenas e médias indústrias

Ao contrário do que muitos pensam, a Indústria 4.0 pode ser implantada também em pequenas e médias indústrias. Afinal, implementá-la não exige investimentos absurdos, nem tecnologias difíceis de encontrar.

Se você possui uma indústria de pequeno ou médio porte, é provável que veja os conceitos da Indústria 4.0 como algo caro e difícil de implantar. Ou seja, um cenário bem distante da realidade em que vive.

De fato, a grande maioria dos empresários brasileiros pensa assim. Porém, isso não é bem verdade. Atualmente, é perfeitamente possível aplicar os conceitos da indústria 4.0 independentemente do porte da sua fábrica.

DESCONHECIMENTO AINDA É OBSTÁCULO

Segundo pesquisa da FIESP, cerca de 32% das indústrias brasileiras jamais ouviram falar em quarta revolução industrial, Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada. Outras 59% ainda não preenchem nem mesmo os requisitos básicos para aderir à Indústria 4.0 como, por exemplo, utilizar o lean manufacturing (sistema de produção enxuta). Esses dados pioram de acordo com o porte da indústria, sendo que entre as pequenas e médias o desconhecimento ou mesmo a desconfiança é consideravelmente maior. Ainda de acordo com a FIESP, entre as indústrias de menor porte as principais dúvidas sobre o tema são em relação ao custo benefício e ao investimento necessário. Além do receio “por ser empresa pequena” e não saber como se adequar à realidade da Indústria 4.0.

Todas essas dúvidas e receios são frutos do desconhecimento. Infelizmente, isso acaba impedindo que essas empresas desfrutem dos benefícios das tecnologias da Quarta Revolução Industrial. Daí a importância de difundir as ideias, desmistificar alguns preconceitos e mostrar que é possível sim aderir a manufatura avançada de forma simples, barata e gradual.

E você, o quanto sabe da indústria 4.0? Clique aqui, faça o quiz e descubra.

INDÚSTRIA 4.0 COM SIMPLICIDADE

Robôs inteligentes, conectividade, inteligência artificial! É nisso que você pensa quando ouve falar de Indústria 4.0? Se a resposta é sim, você está pensando certo. No entanto, precisa saber também que para os pequenos e médios empresários é possível olhar para ao futuro com mais simplicidade. Afinal, é perfeitamente viável se inserir na Indústria 4.0 através de processos e medidas simples e baratas, segundo o SENAI, com um investimento estimado de aproximadamente R$ 3 mil.

O custo da tecnologia está baixo e o acesso aos métodos está facilitado. Por isso, é preciso desmitificar os conceitos e mostrar que a Indústria 4.0 é uma oportunidade principalmente para as pequenas se tornarem mais produtivas”, afirma Marcelo Prim, gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional.

A INDÚSTRIA 4.0 PARA PEQUENAS E MÉDIAS INDÚSTRIAS

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que, para entrar no rumo da Indústria 4.0, não é preciso jogar tudo fora e começar do zero, nem mesmo gastar uma fortuna. Através de um olhar crítico sobre o equipamento, já é possível se inserir nessa nova revolução industrial.

Através do retrofit, por exemplo, é possível modernizar seu equipamento tendo em vista a Indústria 4.0. Retrofit é o termo utilizado para designar o processo de modernização de um equipamento. Geralmente, o retrofit consiste na troca de comando eletrônico, CLP e IHM. Entretanto, considerando as ideias da Indústria 4.0, pode envolver também a instalação de novos sensores e softwares (internet das coisas) capazes de gerar dados sobre o funcionamento e o volume de produção da máquina.

Gerar dados, aliás, é o primeiro passo para quem deseja entrar na era da Revolução Industrial 4.0. Esses dados podem ser armazenados em nuvem e ficar disponíveis para análise em tempo real. Se bem interpretados, permitem compreender melhor o processo produtivo e prever comportamentos futuros, gerando o aumento da eficiência e da produtividade.

EVOLUINDO GRADUALMENTE

Como viu, coletar e analisar dados são os primeiros e importantes passos, em seguida, é possível incluir gradualmente novas tecnologias que irão agregar ainda mais à sua produtividade. Utilizar o big data e analisar os dados através de inteligência artificial são alguns exemplos. Conectar as suas máquinas de maneira que elas funcionem de acordo com os dados analisados é outra evolução. E por aí vai…

Nesse sentido, é de suma importância iniciar um círculo virtuoso no seu equipamento. Isso significa contar com manutenção de qualidade, de modo que o equipamento funcione por mais tempo, produzindo mais e exigindo menos gastos com consertos. Tudo isso certamente se reflete em mais dinheiro no bolso para investir em novas tecnologias no próximo ciclo de manutenção.

Concluindo, a Indústria 4.0 está sim dentro da sua realidade! As tecnologias que colocam a sua indústria no universo da manufatura avançada já estão disponíveis e são totalmente acessíveis, não importa o tamanho da sua operação. Só é preciso dar o primeiro passo. Para isso, inicie um CÍRCULO VIRTUOSO NO SEU EQUIPAMENTO com o apoio da INDUSTRIAL 4.0.

INDUSTRIAL 4.0 TECNOLOGIA E SERVIÇOS

Como o próprio nome da empresa já deixa claro, a INDUSTRIAL 4.0 atua através de uma visão crítica sobre o seu equipamento. Isso permite identificar pontos a serem aperfeiçoados com o acréscimo de tecnologia.

A INDUSTRIAL 4.0 é especialista em equipamentos hidráulicas industriais. Dessa forma, é altamente capacitada para realizar reformas e novos projetos que colocam a sua indústria no rumo da Revolução Industrial 4.0. Entre em contato agora mesmo, e descubra como a INDUSTRIAL 4.0 pode te ajudar.

CLIQUE AQUI para entrar em contato via WhatsApp. Se preferir, clique aqui e veja outras formas de entrar em contato.