fbpx

A importância da vedação em máquinas hidráulicas

Durante a manutenção de máquinas hidráulicas é de suma importância verificar possíveis desgastes na vedação, bem como demais vazamentos

A vedação é uma parte importantíssima para o correto funcionamento de uma máquina hidráulica industrial. Por isso, durante a manutenção, é fundamental ficar de olho em possíveis desgastes nos anéis, retentores, coxins, etc. Da mesma forma, é sempre importante conferir se não há qualquer tipo de vazamento causados por furos, por exemplo

LEIA TAMBÉM: 
5 Problemas causados pela falta de manutenção em máquinas industriais

VEDAÇÃO DEVE SER LEVADA A SÉRIO

Os vazamentos são problemas seríssimos no processo industrial e podem causar tanto danos ao meio ambiente, quanto perda de produtividade e rendimento financeiro.

Não subestime os transtornos que podem ser causados por problemas na vedação em máquinas hidráulicas — como instalação incorreta ou falta de manutenção.

Muitas indústrias não dão a devida atenção a vedação durante a manutenção das máquinas ou “deixam para lá” vazamentos, pensando não ser nada demais. Outras tantas tratam essas questões com as populares “gambiarras”. Está aí um erro seríssimo, visto que mesmo pequenos vazamentos podem ocasionar inúmeros prejuízos dentro do processo industrial, como:

  • Consumo de energia desnecessário;
  • Redução do desempenho do equipamento;
  • Diminuição da confiabilidade;
  • Aumento dos custos de fluidos;
  • Aumento dos custos de manutenção;
LEIA TAMBÉM: 
5 passos para começar a investir em Indústria 4.0 em 2019

USE SEMPRE VEDAÇÕES DE QUALIDADE

É essencial não subestimar a qualidade das vedações industriais. Está aí um caso em que, definitivamente, o barato sai caro. Vedações não podem gerar riscos de vazão ou sofrerem desgaste rapidamente. Além disso, elas devem ser resistentes a produtos e processos químicos, calor e pressão.

Existem diversos tipos de vedação e é fundamental sempre usar o mais adequado à sua máquina. Os tipos mais comuns são feitos de borracha, como os anéis o’ring.

TIPOS MAIS COMUNS DE VEDAÇÃO

  • Anel o’ring: Ideal para vedar juntas e outras partes da máquina. Normalmente feito de borracha ou metal, pode ser mais duro ou flexível, a depender de onde será utilizado;
  • Anel raspador: Ideal para proteger contra sujeiras e partículas;
  • Coxim: Muito comum em vedações hidráulicas, auxilia na absorção de vibração e impactos, proporcionando maior estabilidade;
  • Retentores: Usados para reter fluidos como graxa e óleo. Protegem contra poeiras e sujeiras externas;
  • Juntas: São utilizadas para unir carcaças e flanges de diferentes máquinas;

PROBLEMAS CAUSADOS POR FALHAS NA VEDAÇÃO

Quando há vazamentos excessivos em máquinas hidráulicas os primeiros sinais sentidos são queda no desempenho do sistema e aumento das temperaturas de operação. No entanto, até mesmo pequenos vazamentos ou vedação inadequada também podem gerar prejuízos em curto e médio prazo conforme citado anteriormente.

É importante dizer que a maioria dos sistemas hidráulicos possui vazamentos planejados. Esses vazamentos são documentados pelo fabricante do equipamento e tem como função lubrificar, limpar ou arrefecer componentes ou áreas específicas da máquina.

De qualquer forma, para evitar prejuízos, fique sempre de olho na sua máquina. Conte sempre com uma manutenção de qualidade.

LEIA TAMBÉM:
Como evitar o desgaste da sua máquina industrial

A INDUSTRIAL 4.0 é especialista em máquinas hidráulicas.

Seja em novos projetos ou reformas, a INDUSTRIAL 4.0 atua sempre com foco no acréscimo de tecnologia. Como o próprio nome já diz, colocando os clientes no rumo da Indústria 4.0.

Para cuidar da sua máquina, conte sempre com a INDUSTRIAL 4.0. ENTRE EM CONTATO:
☎ (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
? www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!

WhatsApp chat