fbpx

5 problemas causados pela falta de manutenção em máquinas industriais

A manutenção em máquinas industriais deve ser periódica e ter foco em acréscimo de tecnologia. Do contrário a produtividade cai, a máquina fica obsoleta e os custos sobem.

Máquinas industriais que funcionam adequadamente resultam em:

  • Maior produtividade;
  • Economia de energia;
  • Economia de matéria prima;
  • Menores custos de manutenção;
  • Menores custos de produção;
  • Entre outros benefícios.

No entanto, isso só é possível se houver manutenção de qualidade e constante. Além disso, você deve estar sempre aberto e atento às oportunidades de melhorar o desempenho através do acréscimo de tecnologia.

Confira abaixo os 5 principais problemas causados pela falta ou má qualidade da manutenção em máquinas industriais e como resolvê-los.

1. Redução da vida útil

Sem manutenção de qualidade, os defeitos só serão perceptíveis quando o equipamento já estiver seriamente comprometido. Isso certamente tornará sua recuperação extremamente cara ou até mesmo impossível! 

Além disso, a manutenção periódica é uma ótima oportunidade para agregar tecnologias à sua máquina. Isso é importante para evitar que ela se torne obsoleta e perca desempenho. Fato que, se ocorrer, afetará severamente a competitividade da sua indústria. Nesse sentido, o retrofit é uma excelente oportunidade, CLIQUE AQUI E LEIA MAIS

2. Processos prejudicados

A falta de manutenção pode comprometer seriamente os processos industriais. Afinal, certos defeitos podem levar a perda de eficiência, atrasos na produção, além do desperdício de energia e matéria primas. Dito isso, não há duvida da importância da manutenção…

No entanto, mais do que reparar o equipamento ou evitar falhas, a manutenção deve ser feita no sentido de também aperfeiçoar os processos de produção. Afinal, estamos em plena era da Indústria 4.0 e quem não se adequar perderá competitividade. Portanto, CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS 5 PASSOS para se tornar uma Indústria 4.0 e melhorar os processos da sua fábrica.

3. Aumento do risco à segurança

Máquinas antigas, sem manutenção regular ou mesmo sem adequação as normas de segurança vigentes podem sofrer com uma série de problemas. De fato, sobrecargas elétricas, explosões e peças soltas podem comprometer seriamente o equipamento e, pior, colocar em risco a integridade física dos seus funcionários. Isso sem falar nas sanções que a sua fábrica pode vir a sofrer por não estar de acordo com as normas.

Por isso, a manutenção é também um importante procedimento de segurança que, se necessário, deve considerar também a adequação às normas de segurança, como a NR-12. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A NR-12

4. Redução da produtividade

Sem os devidos cuidados com manutenção, a chance da máquina parar aumenta consideravelmente. O problema é que se isso acontecer, a produção também para. Nem precisamos falar dos prejuízos que isso acarreta, não é mesmo?

Por isso, para não ver a sua produtividade afetada, além da manutenção periódica, é preciso cuidar da máquina no dia a dia. CONFIRA AQUI ALGUMAS DICAS NESSE SENTIDO

5. Máquina ultrapassada

Para a maioria das indústrias, adquirir uma máquina nova é extremamente caro e complexo…

Por isso, a melhor alternativa é realizar a manutenção sempre tendo em vista a possibilidade de agregar novas tecnologias. Melhor ainda se forem tecnologias que coloquem a sua fábrica nos rumos da Indústria 4.0, como um novo sensor ou CLP, por exemplo. Dessa forma, sem precisar investir uma quantia tão alta, o seu equipamento não fica obsoleto e sua indústria não perde competitividade.

INDUSTRIAL 4.0

A INDUSTRIAL 4.0 trabalha com automação industrial. Sendo assim, é especialista na manutenção de equipamentos hidráulicos industriais.

Seja em novos projetos ou reformas, atua sempre com foco no acréscimo de tecnologia. Como o próprio nome já diz, colocando os clientes no rumo da Indústria 4.0. ENTRE EM CONTATO E SAIBA MAIS!

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat