fbpx

Principais problemas na bomba hidráulica e como evitá-los

Problemas na bomba hidráulica afetam todo o funcionamento do equipamento. Por isso, é preciso ficar atento e tomar as medidas necessárias para evitá-los.

Para descobrir quais são os maiores problemas na bomba hidráulica e o que fazer para evitá-los, ouça o nosso podcast dando o play no vídeo abaixo. Se preferir, leia o conteúdo a seguir.

PRINCIPAIS CAUSAS DE PROBLEMAS NA BOMBA HIDRÁULICA

Existem várias causas para os problemas que afetam a bomba hidráulica. Estes problemas são extremamente prejudiciais. Afinal, o mau funcionamento da bomba afeta todo o sistema e, consequentemente, acarreta na redução da produtividade.

Sendo assim, primeiramente é preciso conhecer a causa desses defeitos. De fato, somente dessa forma será possível traçar uma estratégia de manutenção adequada, que vise a prevenção desses problemas. Nesse sentido, antes de entender suas causas, saiba que as falhas que mais afetam as bombas são:

  • Desarme da bomba;
  • Ausência de sucção;
  • Superaquecimento
  • Travamentos;
  • Ausência ou redução no bombeamento.

Enfim, o ideal é prevenir, para isso, continue lendo este artigo. Porém, se não deu tempo de evitar um desses problemas, CLIQUE AQUI e descubra como resolvê-los.

Voltando ao assunto, quais são as causas dessas falhas?

Em geral, são 3: a cavitação, a contaminação do óleo e os vazamentos.

E como evitá-las? Confira abaixo:

CAVITAÇÃO

Como você pode ler mais detalhadamente neste post, cavitação é a evaporação de óleo a baixa pressão na linha de sucção. Isso resulta na formação e acumulação de bolhas de vapor no óleo de tal forma que interferem diretamente na lubrificação, chegando até mesmo a desgastar a superfície dos metais.

SINTOMAS: Os principais sintomas da cavitação são o aumento do nível de ruído e o aumento da temperatura, especialmente em torno do eixo de rolamento. Além disso, você notará uma dificuldade do equipamento em alcançar a pressão total. Por fim, em médio prazo, poderá notar também o aparecimento de peças erodidas.

O QUE FAZER: Sempre que possível, limpe o filtro de sucção da bomba com solvente e depois seque com uma mangueira de ar. Faça isso mesmo que ele não pareça estar sujo, pois uma camada quase imperceptível de verniz pode ter se formado e isso já é o suficiente para restringir o fluxo do óleo. Verifique se os tubos e mangueiras estão entupidos, com o fluxo comprometido ou danificados. Além disso, certifique-se que o filtro de ar (respiro) não esteja entupido ou obstruído. Por fim, lembre-se de utilizar apenas os filtros, mangueiras e óleo recomendados pelo fabricante do seu equipamento.

CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO

Conforme pode ver neste artigo, a contaminação do óleo é disparada a principal causa de problemas em sistemas hidráulicos industriais. Nesse sentido, uma das maiores afetadas obviamente é a bomba. A contaminação por água, ar ou partículas sólidas pode ocorrer de diversas formas: através de vazamentos e vedações mal feitas, aeração da bomba, durante os processos de manufatura e montagem ou, no caso da água, pela condensação decorrente da própria operação.

SINTOMAS: Falhas e travamento da bomba, trepidação, perda de vazão, óleo leitoso, falhas prematuras dos componentes, entre outros.

O QUE FAZER: Usar somente filtros de qualidade, nos modelos recomendados pelo fabricante do equipamento. Limpar todo o sistema antes da primeira partida (flushing). Substituir gaxetas e vedações periodicamente. Aplicar tampões nas mangueiras e manifolds durante manuseio e manutenção. Filtrar todo o fluido antes de abastecer o reservatório (para isso você pode usar o PraticFil da INDUSTRIAL 4.0).

VAZAMENTOS

Os vazamentos em sistemas hidráulicos são causados principalmente pela má qualidade ou uso incorreto de vedações (leia mais aqui) ou pela falta de manutenção. De fato, mesmo vedações de qualidade podem ter sua vida útil comprometida se o equipamento estiver trabalhando com temperaturas acima do normal ou se o óleo tiver contaminantes abrasivos.

SINTOMAS: Redução do desempenho da bomba hidráulica, aumento no consumo de energia e queda no nível de óleo.

O QUE FAZER: Primeiramente, você deve evitar a contaminação do óleo seguindo as dicas citadas logo acima. Verifique também a temperatura do óleo com constância. Além disso, você deve inspecionar mangueiras e tubulações regularmente. Por fim, use vedações de qualidade e mantenha a máquina sempre limpa e com a manutenção em dia.

MANUTENÇÃO DE BOMBAS HIDRÁULICAS

Caso você precise de manutenção para sua bomba hidráulica conte com quem é autoridade. A INDUSTRIAL 4.0 possui mais de 15 anos de experiência na área hidráulica industrial. De fato, a INDUSTRIAL 4.0 tem know-how para iniciar um círculo virtuoso no seu equipamento.

Você sabe o que é iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO? CLIQUE AQUI E DESCUBRA!

BOMBAS PARKER

Além disso, a INDUSTRIAL 4.0 é distribuidora autorizada Parker. Sendo assim, fornece as bombas de altíssima qualidade dessa empresa que é líder mundial em automação industrial.

CONHEÇA OS MODELOS DISPONÍVEIS

FALE COM A INDUSTRIAL 4.0

Por fim, caso queira falar com a equipe da INDUSTRIAL 4.0 sobre a sua bomba, CLIQUE AQUI e envie uma mensagem pelo WhatsApp.

Se preferir utilize um dos canais a seguir:

TELEFONE E WHATSAPP: (16) 3618-0217 | EMAIL: administrativo@industrial4-0.com.br

Ou preencha o formulário abaixo:

INDUSTRIAL 4.0 - Hidráulica Industrial

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat