fbpx

Manutenção preditiva aumenta vida útil do equipamento em até 5 anos

A manutenção preditiva, sem dúvida, é a melhor solução para manter a produtividade e aumentar a durabilidade de equipamentos hidráulicos industriais.

A manutenção preditiva exerce um papel fundamental dentro das indústrias. Afinal, com toda a certeza, é a melhor alternativa para manter tudo funcionando adequadamente. No caso de equipamentos hidráulicos industriais isso não é diferente.

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS INDUSTRIAIS

Os equipamentos hidráulicos são essenciais dentro das indústrias, especialmente as do setor de borracha, auto peças, injeção plástica, extrusão de alumínio, metal mecânica, usinas de açúcar e álcool, usinas hidrelétricas etc. Desse modo, é inegável a importância de tomar uma série de cuidados para manter tudo em pleno funcionamento. Nesse sentido, cilindros, bombas de palheta, bombas de pistão, válvulas, filtros, entre outros, precisam estar sempre em perfeito estado. Para tal, nada melhor do que antever possíveis problemas através da manutenção preditiva.

O QUE É

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que a manutenção preditiva consiste no acompanhamento dos equipamentos, através da coleta de dados por meio de monitoramento ou inspeções. A partir daí, é possível interpretar essas informações, entendendo qual a melhor atitude a se tomar.

Para isso, atualmente, existem soluções muito úteis como o SensoNODE da Parker. Além disso, outras tecnologias ligadas a Indústria 4.0 facilitam muito o trabalho de manutenção preditiva, veja mais aqui.

A MELHOR OPÇÃO

Graças ao custo das peças e dos equipamentos industriais, é muito comum nas fábricas brasileiras fazer a manutenção preventiva e corretiva buscando prorrogar ao máximo possível a vida útil dos equipamentos. Contudo, a médio prazo os custos com estes reparos e com a substituição de componentes acabam se tornando cada vez maiores. Além disso, é preciso considerar também o custo do tempo de máquina parada. Por isso, a melhor opção sempre é se antecipar aos problemas, de modo que eles sejam corrigidos antes mesmo de ocorrerem. Sem dúvida, esta é a forma mais econômica de aumentar a vida útil e a produtividade do equipamento.

A manutenção preditiva possibilita isso permitindo identificar o melhor momento de trocar itens desgastados, checar se as peças estão trabalhando no melhor de sua performances e verificar se o equipamento está trabalhando na temperatura correta, sem vazamentos de óleo, sem vibrações e com a vazão adequada. Sendo assim, a manutenção preditiva tem como principais vantagens:

  • Antecipar a necessidade de serviços de manutenção do equipamento;
  • Eliminar a chance de desmontagem desnecessária;
  • Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;
  • Reduzir as paradas de emergência;
  • Aumentar o aproveitamento da vida útil dos equipamentos e a confiabilidade;
  • Determinar previamente interrupções de fabricação.

Por fim, são bastante claras as vantagens da manutenção preditiva, cabendo a você tomar a atitude para colocá-la em prática.

A INDUSTRIAL 4.0 trabalha com automação industrial e é especialista em equipamentos hidráulicos industriais. Entre em contato e conheça as possibilidades de agregar tecnologias para manutenção preditiva ao seu equipamento.

WhatsApp chat