fbpx

Manutenção na agroindústria deve ir além da entressafra

Manutenção na agroindústria deve ser feita também durante a safra — período em que os equipamentos são mais exigidos.

Não só na entressafra, mas também na safra, a manutenção na agroindústria deve se manter sempre em foco. Tradicionalmente, a entressafra é o período onde é realizada a maior parte dos consertos e reformas em máquinas agroindustriais. Porém, isso não significa de maneira nenhuma que a manutenção durante a safra deva ser colocada em segundo plano.

LEIA TAMBÉM:
5 Problemas causados pela falta de manutenção em máquinas industriais

MANUTENÇÃO DE ENTRESSAFRA

Com a parada da entressafra a maior parte das máquinas ficam disponíveis para manutenções mais complexas e demoradas. Ou seja, é natural que setores como o sucroalcooleiro, aproveitem este período para revisarem, corrigirem possíveis falhas ou mesmo melhorarem os equipamentos. Nesse sentido, a entressafra é um período onde deve-se preparar os equipamentos para que eles não precisem parar durante a safra.

LEIA TAMBÉM:
Entressafra – Uma ótima oportunidade para modernizar a sua usina

MANUTENÇÃO NA SAFRA

Uma vez que a manutenção de entressafra foi feita com qualidade é bastante provável que a máquina atravesse o ano sem problemas. Entretanto, durante a safra as máquinas costumam ser muito exigidas, às vezes, funcionando ininterruptamente por dias a fio.

Sem dúvida, toda essa operação constante e pesada deixa os equipamentos mais expostos a danos e desgastes. Por isso, é inegável a importância de realizar um acompanhamento constante.

PLANEJAMENTO

Como dito acima, é essencial acompanhar o funcionamento do maquinário também durante a safra. Sendo assim, é necessário um planejamento detalhado de todos os processos de manutenção. Isso envolve inspeções e verificações de rotina e, de preferência, o uso da manutenção preditiva.

Fazendo dessa forma, torna-se possível identificar rapidamente falhas e corrigi-las antes que o problema aumente. De fato, isso é muito importante para não haverem paradas inesperadas que comprometam a operação justamente no momento de maior produção.

Com um acompanhamento constante e planejado é possível, não só reduzir custos com reparos e substituições de peças, mas também evitar perdas produtivas causadas por paralisações inesperadas e (pior ainda) longas em plena safra.

 LEIA TAMBÉM: INDUSTRIAL 4.0 se alia a Parker de olho no futuro 

INDUSTRIAL 4.0

A INDUSTRIAL 4.0 é especialista em máquinas hidráulicas agroindustriais. São mais de 15 anos de experiência na manutenção, novos projetos e reformas, atendendo principalmente usinas do setor de açúcar, álcool e energia. Seja na safra ou entressafra, a INDUSTRIAL 4.0 é a parceira ideal para o seu negócio.

INDUSTRIAL 4.0 Tecnologia e Serviços

 (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
?www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!

WhatsApp chat