fbpx

Produção de açúcar deve voltar a ser vantajosa para as usinas

Embora as previsões sejam de uma safra 19/20 ainda “muito alcooleira”, o aumento do preço do açúcar pode torná-lo mais vantajoso para as usinas.

Em 2019, mesmo durante a entressafra — ao contrário do que costuma acontecer — o preço do etanol tem caído, tanto nas usinas quanto nos postos. Isso é fruto principalmente do grande volume do biocombustível estocado pelas usinas durante a safra 18/19, algo cerca de 66% maior que em 17/18.

LEIA TAMBÉM:
Setor Sucroenergético — O que esperar de 2019?

SAFRA 18/19 FOI “MUITO ALCOOLEIRA”

Essa alta quantidade de etanol a disposição é consequência de uma safra profundamente voltada para a produção de álcool. Por sua vez, a opção das usinas em focar na produção do biocombustível, teve muito a ver com os preços nada competitivos do açúcar no mercado mundial. Além disso, os altos preços da gasolina no país, também favoreceram o foco no etanol.

LEIA TAMBÉM:
Biomassa no Brasil gera energia capaz de abastecer Ribeirão Preto por 14 anos

AGORA CENÁRIO PODE MUDAR

Apesar das previsões iniciais não terem apontado mudanças no cenário, o etanol já está deixando de ser mais vantajoso do que o açúcar. Isso deve provocar uma mudança no planejamento das usinas para a nova safra que começa em meados de abril.

ÁLCOOL JÁ NÃO É MAIS TÃO VANTAJOSO

A redução no preço de petróleo e os já mencionados grandes estoques de etanol devem encerrar anos de vantagem do preço do álcool frente ao açúcar. Para se ter uma ideia, essa diferença chegou a 30% em 2018.

“A vantagem maior do etanol em relação ao açúcar desapareceu”, afirma Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro em entrevista a Nova Cana.

AÇÚCAR EM ALTA

Se por um lado o preço do etanol tem caído, por outro o do açúcar deve subir consideravelmente. Atualmente, a demanda global está ultrapassando a oferta. Do superávit dos últimos anos que jogava o preço para baixo, já há um déficit de 3,05 milhões de toneladas na safra atual e expectativa de 8,94 milhões de toneladas para 2019/2020.

Este déficit é fruto da produção menor no Brasil e na Índia. Principalmente, devido a opção das usinas brasileiras em produzir mais etanol do que açúcar. Aliás, essa escolha fez com que o país perdesse a liderança mundial na produção de açúcar para a Índia pela primeira vez em décadas.

LEIA TAMBÉM:
Entressafra – Uma ótima oportunidade para modernizar a sua usina

A INDUSTRIAL 4.0 é especialista na manutenção de máquinas e equipamentos hidráulicos do setor sucroenergético. VEJA MAIS

Seja em novos projetos ou reformas, a INDUSTRIAL 4.0 atua sempre com foco no acréscimo de tecnologia. Como o próprio nome já diz, colocando a sua agroindústria no rumo da Indústria 4.0.

Para cuidar da sua máquina, conte sempre com a INDUSTRIAL 4.0. ENTRE EM CONTATO:
☎ (16) 3618-0217
? Cel/WhatsApp: (16) 99155-3725
? www.industrial4-0.com.br
? administrativo@industrial4-0.com.br

Siga também nosso perfil no Instagram!


INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat