fbpx

Usina em Guariba inaugura planta de biogás

Inauguração da planta de biogás contou com a presença do presidente e ministros.

A planta de biogás inaugurada nesta sexta-feira é a primeira do país a gerar energia limpa a partir da vinhaça e da torta de filtro. Tais insumos são resíduos do processo de produção de açúcar e etanol e anteriormente eram utilizados apenas como adubo.

O presidente Jair Bolsonaro desembarca no Aeroporto Estadual Leite Lopes em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Ronaldo Gomes/EPTV

PROJETO INOVADOR

O projeto inovador foi desenvolvido pela Raízen em parceria com a Geo Energética. Iniciado em agosto de 2018, resultou numa planta com capacidade para produzir até 138 mil megawatt-hora (MWh) por ano, o suficiente para abastecer uma cidade de mais de 200 mil habitantes. Segundo a empresa, a capacidade máxima deve ser atingida já na próxima safra.

Além de gerar energia limpa, outra grande vantagem é que a vinhaça e a torta do filtro poderão continuar voltando à lavoura como adubo. Isso porque, mesmo após todo o processo de geração de energia, os subprodutos permanecem ricos em potássio, fósforo e nitrogênio.

VINHAÇA

A vinhaça é um resíduo gerado na produção do álcool. Para cada litro de álcool são produzidos cerca de dez a 13 litros de vinhaça². A vinhaça originária da fermentação do melaço, resíduo da fabricação do açúcar, possui uma maior concentração em relação à vinhaça gerada na fermentação do caldo de cana. 

TORTA DO FILTRO

A torta de filtro é um resíduo proveniente da filtração do caldo extraído das moendas no filtro rotativo². Antigamente, era obtido apenas na produção do açúcar. Hoje em dia, devido ao uso do filtro nas unidade alcooleiras, é resíduo também da produção de álcool.

Fonte: G1

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat