fbpx

Descubra como utilizar a Internet das Coisas na sua fábrica

Conheça as soluções em IoT (Internet das Coisas) fornecidas pela Parker. Com elas, fica mais fácil se tornar uma fábrica digital.

Á medida que a Indústria 4.0 se torna cada vez mais uma realidade nas fábricas mundo afora, a necessidade de aderir à tecnologias como a IoT (Internet das Coisas) aumenta. De fato, quem deseja manter a competitividade não tem outra alternativa, a não ser entrar definitivamente na era da Quarta Revolução Industrial. Nesse sentido, o primeiro passo é começar a transformar a sua indústria numa fábrica digital.

INTERNET DAS COISAS

Nesse sentido, sem dúvida, incorporar soluções em IoT (Internet das Coisas) aos processos industriais é uma ótima forma de começar a se tornar uma fábrica digital.

Com a Internet das Coisas é possível coletar e analisar dados — tanto para o diagnóstico quanto para a análise de desempenho — de forma rápida, fácil e precisa.

Mas o que é IoT? Resumidamente, IoT, Internet of things ou, traduzindo, Internet das Coisas é a técnica de conectar objetos à internet e entre si. Desse modo, tais objetos são capazes de coletar e trocar informações, oferecendo uma série de benefícios. Hoje em dia, a IoT está amplamente presentes em objetos do dia a dia, como smartwatches e em caixinhas de som (como as da marca JBL). Porém, como verá a seguir, essa tecnologia possui também ampla aplicação na indústria. Nesse caso específico, ela pode receber o nome IIoT (Industrial Internet of Things) ou Internet Industrial das Coisas.

SOLUÇÃO EM IIOT

A Parker é uma empresa com vocação para ser pioneira, tanto que possui mais de 8000 patentes na área de automação industrial. Portanto, quando o assunto é Internet Industrial das Coisas, ela não poderia ficar de fora. Por isso, desenvolveu os exclusivos sensores SensoNODE™.

O SensoNODE permite o monitoramento avançado e substitui com amplas vantagens o típico processo de conferir manualmente instrumentos e tomar notas máquina por máquina, para depois ainda ter que interpretar todos aqueles números.

Essa tecnologia Parker dispensa cabeamento ou fonte externa de energia. Além disso, fornece informações sobre as condições do processo (pressão, temperatura, umidade, fluxo e corrente), bem como alertas sobre problemas potenciais, entre várias outras funções de gerenciamento e controle.

Por fim, enquanto alguns sistemas de diagnóstico apenas avaliam a performance dos ativos ou monitoram as operações em tempo real, o sistema SensoNODE consegue cumprir essas duas tarefas simultaneamente.

BENEFÍCIOS

Ao monitorar o desempenho do equipamento de forma inteligente você tem à disposição uma ótima solução para manutenção preditiva. Já que, coletando e analisando dados, é possível antever possíveis falhas e agir rapidamente para evitar que se agravem. Da mesma forma, você tem um controle maior sobre a produção.

Sendo assim, através da IIoT você reduz as paradas de máquina e os custos de manutenção, ao mesmo tempo que aumenta a eficiência da produção.

BLUE OU GOLD

Existem dois tipos de sensores SensoNODE, ambos permitem o monitoramento inteligente de dados críticos do seu equipamento. Enquanto o Blue é excelente para quem deseja monitoramento de processos com diagnósticos locais wireless (sem fio), a linha SensoNODE Gold permite monitoramento contínuo — inclusive por meio de dispositivos móveis — 24h por dia, de qualquer lugar do mundo onde haja internet disponível.

INDUSTRIAL 4.0

A INDUSTRIAL 4.0 é Distribuidor Autorizado Parker. Além disso, é especialista na área hidráulica industrial. Consulte as possibilidades de agregar o SensoNODE Parker ao seu equipamento, entre em contato agora mesmo.

Fonte: Parker

 
INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat