Hidráulica industrial 4.0

Pesquisa realizada pela FIESP ajuda a mapear Indústria 4.0 no Brasil - As tecnologias da Indústria 4.0 estão à sua disposição também para reduzir o tempo de máquina parada.

A hidráulica industrial 4.0 já é realidade e você pode e deve aproveitá-la nos equipamentos hidráulicos da sua indústria. Veja como!

Com certeza você já ouviu falar em Indústria 4.0. Afinal, este é um tema que já está em alta há bastante tempo. Mas e em Hidráulica Industrial 4.0?

Sim! A hidráulica também pode se aproveitar das tecnologias da quarta revolução industrial.

De fato, a evolução da hidráulica industrial naturalmente passa pela Indústria 4.0. Nesse sentido, a tendência é incorporar cada vez mais as tecnologias da quarta revolução industrial aos equipamentos hidráulicos industriais.

Sem dúvida, isso traz muitas vantagens. Afinal possibilita:

  • Otimizar a produção;
  • Aumentar a segurança na operação dos equipamentos;
  • Reduzir custos de operação e manutenção.

Mas então, como aplicar as tecnologias da Indústria 4.0 na hidráulica industrial? CONFIRA!

VÁLVULAS

Dos componentes do sistema hidráulico, as válvulas certamente são as que mais podem aproveitar as tecnologias da Indústria 4.0. Afinal, elas podem ter seu funcionamento monitorado e automatizado. Desse modo, é possível gerenciar as diversas e complexas tarefas apenas acionando comandos simples. 

Nesse sentido, as válvulas proporcionais são componentes bastante interessantes.

Além das válvulas, sensores e sistemas de controle também podem ser aperfeiçoados com as tecnologias da Quarta Revolução Industrial.

INTERNET DAS COISAS

Para alcançar um novo nível de automação, é preciso que os equipamentos estejam conectados à rede. Em suma, isso é IoT.

Sem dúvida, essa ferramenta será cada vez mais utilizada para monitorar o equipamento e até mesmo para determinar a execução de funções.

Sem dúvida, uma das grandes vantagens da IoT é a possibilidade de realizar com grande eficiência a manutenção preditiva. Isso porque, ao coletar e enviar dados para análise é possível acompanhar de perto o desempenho e a eficiência das máquinas. Nesse sentido, é possível identificar facilmente quedas de rendimento, antevendo assim possíveis falhas.

No caso da hidráulica, vale destacar também a possibilidade de acompanhar a qualidade do óleo. De fato, cerca de 80% das falhas em sistemas hidráulicos são causados pela contaminação. Portanto, tecnologias que permitam o monitoramento remoto dos fluídos também podem ser muito úteis.

Em suma, a IoT pode ser aplicada no equipamento hidráulico com diversos fins:

  • Monitoramento do desempenho;
  • Monitoramento da localização da máquina;
  • Identificação e correção de problemas remotamente;
  • Relatórios de serviço;
  • Revisão em tempo real do status da máquina;
  • Análise de tendências.

BIG DATA

Uma das principais tecnologias da Indústria 4.0, o Big Data permite armazenar dados – coletados por sensores – sobre o funcionamento do equipamento. No equipamento hidráulico, o uso de dados pode ser muito útil tanto para detectar possíveis falhas, como para otimizar os trabalhos do equipamento.

É possível analisar armazenados no Big Data de forma manual ou autônoma. Isso permite atuar na manutenção preventiva e programar as máquinas da forma mais adequada.

SENSONODE PARKER

A Parker oferece uma solução que pode muito bem ser integrada a sistemas hidráulicos. Os sensores SensoNODE ™ permitem monitorar os processos e equipamentos pelo celular. Sem dúvida, essa tecnologia de ponta garante a você um passo além em direção à Indústria 4.0. Nesse sentido, com toda a certeza, ele é um importante aliado na transição para a fábrica digital.

Com o SensoNODE ™ da Parker você pode medir com precisão:

  • Pressão;
  • Temperatura;
  • Umidade;
  • Transmissor;
  • Deslocamento;
  • Vibração;
  • Fluxo;
  • Corrente.

Saiba mais sobre o SensoNODE.

RETROFIT

Retrofit (para quem não sabe), é um termo utilizado em engenharia, para se referir ao processo de modernização de equipamentos ultrapassados ou fora das normas, mas que ainda possuem vida útil. Com toda a certeza, o retrofit é uma opção bastante interessante para agregar novas tecnologias no seu equipamento hidráulico.

Gostaria de modernizar os equipamentos hidráulicos da sua indústria? Então você precisa falar com a equipe da INDUSTRIAL 4.0. A INDUSTRIAL 4.0 é AUTORIDADE EM HIDRÁULICA INDUSTRIAL. Além disso, é distribuidora autorizada Parker. Entre em contato e bata um papo sem compromisso.

ENTRE EM CONTATO

PERGUNTA FREQUENTES

  1. É possível aplicar as tecnologias da Indústria 4.0 em equipamentos hidráulicos?

    Sim, através de válvulas, sensores e sistemas de controle é perfeitamente possível aplicar as tecnologias da Indústria 4.0 em sistemas hidráulicos industriais.

  2. Quais as aplicações da IoT num equipamento hidráulico?

    Monitoramento do desempenho; Monitoramento da localização da máquina; Identificação e correção de problemas remotamente; Relatórios de serviço; Revisão em tempo real do status da máquina; Análise de tendências.

  3. Como eu agrego as tecnologias da Indústria 4.0 no equipamento hidráulico?

    Não é preciso substituir totalmente o equipamento para modernizá-lo. É possível agregar novas tecnologias através do retrofit. O retrofit possibilita a modernização do equipamento através do acréscimo de tecnologia.

Rate this post
Rolar para cima
×