fbpx

Como reduzir o tempo de máquina parada na indústria

As tecnologias da Indústria 4.0 estão à sua disposição também para reduzir o tempo de máquina parada. Descubra como.

Máquina parada é um pesadelo em qualquer indústria. Afinal, resulta em perdas de produtividade, aumentos nos custos e atrasos nas entregas. Nesse sentido, as tecnologias ligadas à Indústria 4.0, mais uma vez, se apresentam como as salvadoras da pátria. Pois é, seja na questão logística, segurança ou manutenção a quarta revolução industrial também tem muito a oferecer nesse sentido.

Portanto, se você deseja reduzir o tempo de máquina parada na sua indústria e, consequentemente, aumentar a produtividade e reduzir custos, fique com a gente! Confira 5 soluções da indústria 4.0 capazes de reduzir o tempo de máquina parada.

AUTOMATIZAÇÃO DO ESTOQUE

Não tem jeito, quando falta matéria-prima, a produção tem que parar. Isso pode acontecer, por exemplo, devido a erros na contagem de estoque ou a presença de materiais fora dos padrões.

Nesse sentido, através do Big Data e da inteligência artificial, a Indústria 4.0 oferece a oportunidade de automatizar o estoque e estimar a demanda. Dessa forma, é capaz de evitar a falta ou excesso de materiais decorrentes de erros humanos ou falhas em sistemas não tão inteligente. 

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A falha ou quebra de algum equipamento pode gerar a parada da produção. Nesses casos, além do prejuízo com a perda da produtividade, tem também os custos com a manutenção corretiva. Além disso, como se não bastasse, uma máquina com defeito pode produzir produtos fora dos padrões, causando sérios prejuízos.

Levando isso em conta, a Indústria 4.0 (através de tecnologias como a internet das coisas) permite coletar e analisar dados de modo que as máquinas preveem a quebra ou o desgaste e avisam previamente os gestores. Dessa forma, reduz o tempo necessário para manutenção e possibilita um ação rápida, antes que os problemas se agravem.

Além disso, agregando também tecnologias de inteligência artificial e machine learning, é possível programar a máquina para que ela mesmo tome uma atitude diante de certas situações. Por exemplo, para que ela identifique e corrija algum problema automaticamente.

SEGURANÇA

A segurança é uma questão muito importante dentro de ambientes industriais. Isso porque, além da saúde dos funcionários, acidentes podem colocar toda a produção em risco, ocasionando em paradas inesperadas.

A fábrica inteligente, proporcionada pela Indústria 4.0, oferece a possibilidade de analisar comportamentos e padrões tanto das máquinas, quanto dos operadores. Sendo assim, o equipamento é capaz de avisar quando algum fator está tornando a atividade arriscada. Além disso, os novos equipamentos contam com sensores ainda mais eficientes para prezar pela segurança dos funcionários. Por fim, a substituição de humanos por robôs nas atividade mais perigosas, contribuem ainda mais para reduzir o número de acidentes que podem ocasionar a parada das máquinas.

REDUÇÃO DO TEMPO OCIOSO

O alto nível de automação das tarefas, proporcionado pela Indústria 4.0, além da possibilidade de agendamento das atividades de forma inteligente, certamente contribuem para redução do tempo ocioso. Afinal, esses recursos tornam possível, por exemplo, prever e evitar a ausência de funcionários disponíveis ou a falta de matéria prima.

PERSONALIZAÇÃO

Numa fábrica sem as tecnologias da Indústria 4.0, a personalização pode ser uma dor de cabeça. Afinal, exige paradas para reajustes e um rigoroso acompanhamento dos pedidos. No entanto, é fato que produtos personalizados são uma baita vantagem competitiva. Então, como fazer?

Sem dúvida, a quarta revolução industrial aparece com ótimas soluções, capazes de automatizarem e facilitarem a confecção de produtos personalizados.

CONCLUSÃO

Como viu, a Indústria 4.0 resolve uma série de problemas e, com isso, reduz significativamente as paradas de máquinas industriais. Consequentemente, a partir disso, evita uma série de prejuízos ocasionados por tais paradas. Por isso, aqui na INDUSTRIAL 4.0, fazemos questão de divulgar tudo o que essa quarta revolução industrial tem de melhor. Afinal, temos o compromisso com a competitividade da indústria brasileira e quanto mais conhecimento a respeito, mais perto estaremos desse nosso objetivo.

E aí, como você está lidando com os casos de parada de máquina aí na sua indústria? E com a Indústria 4.0? Deixe o seu comentário! Além disso, clique aqui e descubra 5 passos para se tornar uma Indústria 4.0!

Fonte: A Voz da Indústria

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat