fbpx

Usina 4.0 — A Indústria 4.0 aplicada ao setor sucroenergético

A Usina 4.0 já é realidade no Brasil. Trata-se das tecnologias da Indústria 4.0 aplicadas ao setor sucroenergético.

Com toda a certeza, já existe tecnologia para implantar o que podemos chamar de Usina 4.0. Ou seja, aplicar as tecnologias ligadas à Indústria 4.0 na agroindústria com o objetivo de aumentar sua produtividade e eficiência. São tecnologias como por exemplo, Internet das Coisa, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos.

INDÚSTRIA 4.0

Atualmente, o Brasil ocupa apenas a 69ª colocação no Índice Global de Inovação. Ao passo que a produtividade das indústrias no país caiu cerca de 7% desde 2006. O cenário é ainda mais preocupante se considerarmos o atraso do país em relação a adoção de práticas ligadas à Indústria 4.0.

Nesse sentido, o agronegócio brasileiro mais uma vez tem funcionado como uma locomotiva, saindo na frente no que se refere a aplicação dessas novas tecnologias no país.

De fato, muitas tecnologias relacionadas à Indústria 4.0, como o uso de drones, tratores autônomos e biotecnologia, já começaram a ser usadas nos campos pelo Brasil. Ainda que estejam concentradas nas mãos de poucos, elas já dão uma direção a ser seguida pelo setor. Da mesma forma, na agroindústria já é possível traçar planos concretos para o uso de processos industriais relacionados à Indústria 4.0.

USINA 4.0

No setor sucroenergético, por exemplo, já há tecnologia para criar a USINA 4.0. Trata-se de uma usina com processo produtivo todo conectado, desde a planta industrial até o setor agrícola. Assim como sistemas ciber-físicos onde pessoas, equipamentos e informações se comunicam.

Na USINA 4.0 é possível usar modelos conectados aos sistemas físicos que possibilitam simular cenários através da convergência de informações. Por exemplo, através da coleta de dados consegue-se entender como será a safra (antes mesmo dela começar). A partir disso, é possível tomar sempre as melhores decisões e até mesmo pré-setar equipamentos.

A USINA 4.0 possibilita ainda a criação de bancos de dados em tempo real com capacidade de coletar, analisar e fornecer conhecimento da cadeia produtiva.

Enfim, tudo isso permite orientar com eficiência todos os processos da usina. O resultado? Redução de custos, economia de energia e matérias primas, aumento na segurança, redução dos erros, entre outros.

INDUSTRIAL 4.0

A INDUSTRIAL 4.0 possui grande experiência no atendimento a equipamentos hidráulicos do setor sucroenergético. A empresa destaca-se pelo olhar crítico sobre as máquinas dos clientes. Graças a esse olhar e a parceria com a Parker é possível iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO nos equipamentos hidráulicos da usina, colocando-a no rumo da Indústria 4.0.

POR ONDE COMEÇAR?

O melhor momento para começar a se transformar numa USINA 4.0 é, sem dúvida, durante a manutenção de entressafra. Afinal, é nesse momento que você pode iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO nos equipamentos hidráulicos da sua usina.

Iniciando um CÍRCULO VIRTUOSO você aumenta a produtividade e reduz significativamente o número de paradas para consertos nos períodos em que a usina estiver a todo vapor. Mais do que isso, coloca o seu equipamento numa crescente onde ano a ano ele só melhora.

Você sabe o que é iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO? CLIQUE AQUI E DESCUBRA!

Além disso, você pode aproveitar este momento para fazer ainda mais. Iniciando um CÍRCULO VIRTUOSO você começa a agregar tecnologias da Indústria 4.0 que tornam seu equipamento mais confiável, produtivo e eficiente. Tudo isso se reflete em economia, sendo que o benefício gerado por uma tecnologia pode bancar o investimento em outras tecnologias na próxima entressafra e assim por diante. Ou seja, desse modo, é possível garantir uma usina sempre atualizada e produtiva.

Sendo assim, no que diz respeito a parte hidráulica, com a INDUSTRIAL 4.0 a sua usina se torna sim uma verdadeira USINA 4.0. Melhor ainda, você não precisa investir quantias absurda para isso, avançando pouco a pouco através do CÍRCULO VIRTUOSO.

Enfim, precisa de soluções para o equipamento hidráulico industrial da sua usina? FALE COM QUEM É AUTORIDADE!

 CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

Se preferir utilize um dos canais a seguir:

TELEFONE E WHATSAPP: (16) 3618-0217 | EMAIL: administrativo@industrial4-0.com.br

Ou preencha o formulário abaixo:

INDUSTRIAL 4.0 - Hidráulica Industrial

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat