fbpx

Tendências e expectativas para a safra 2021/22

Safra 2021/22 deve ter redução na oferta de açúcar. Confira as tendências para a safra que está para começar.

A safra 2021/22 deve sofrer o impacto de alguns acontecimentos do ano de 2020, como:

  • Falta de chuvas;
  • Incêndios nos canaviais;
  • Menor índice de renovação dos canaviais.

Todos esses fatores devem resultar numa menor oferta de cana-de-açúcar na safra 2021/22 no Centro-Sul do Brasil. Também por isso, este ano, certamente não haverá a antecipação da safra, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores.

A safra que começa entre março e abril ainda deve sofrer com a substituição da cana por outras culturas, fruto da dificuldade de expansão para novas áreas, causada pelo alto custo do arrendamento.

“Além disso, dependendo do clima no decorrer da safra 2021/22, dificilmente vamos ter mais uma safra com um bom ATR como tivemos nesta”, afirma Antônio de Pádua Rodrigues – diretor técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar).

Nesse sentido, embora não seja o cenário mais provável, previsões otimistas apontam que um clima favorável nos primeiros meses de 2021, permitirá uma maior recuperação dos canaviais, resultando em pouca alteração no ATR disponível.

SAFRA 20/21 x SAFRA 21/22

A safra 2020/21 se destacou pela produção recorde de açúcar, provocada pelo aumento na oferta de cana e principalmente pela alta de quase 6Kg de ATR por tonelada de cana.

De acordo com Rodrigues, isso não deve se repetir na safra 2021/22, por conta da redução na oferta de cana e na quantidade de produtos.

“Haverá sim redução da produção de açúcar e não necessariamente vai haver (queda) na mesma magnitude em etanol, uma vez que etanol de milho continua em expansão”, afirma.

Em 2021, a expectativa é que a demanda por combustíveis se recupere, embora até o momento permaneçam inferiores ao mesmo período de 2020. De fato, o aumento da demanda depende, entre outras coisas, do sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Em suma, a expectativa é que, os resultados positivos da safra 2020/21 não irão se repetir. Apesar disso, o cenário deve continuar favorável para a próxima safra.

RENOVABIO

Sem dúvida, um dos maiores destaque da safra 2020/2021 foi a bem-sucedida implantação da Política Nacional de Biocombustíveis – RenovaBio. Segundo a Unica, cerca de 65% das usinas já estão participando do programa, o que representa 85% da produção nacional de etanol.

Apesar das dificuldades causadas pela pandemia e ações judiciais de algumas distribuidoras, o programa foi bem sucedido.

“Os produtores ofertaram 25% a mais das metas que eram obrigatórias, já gerando um saldo superior a 3,5 milhões de Cbios para 2021. Já a parte obrigada (distribuidoras) aposentou 98% de suas metas. Estamos em plena negociação com os fornecedores para que haja um repasse de uma parte do valor dos Cbios da cana para eles devido a venda de etanol carburante para o mercado interno. Para o ano de 2021, mais uma vez, a oferta deverá superar as metas de 24,86 milhões para ano”, revela Rodrigues.

Fonte

Com o fim da safra “atrasado”, UNICA apresenta dados

CÍRCULO VIRTUOSO

Com a chegada da safra 2021/22, já começa o planejamento para a próxima manutenção de entressafra. Pensando nisso, para enfrentar os desafios das próximas safras, a INDUSTRIAL 4.0 lançou a campanha Círculo Virtuoso.

Iniciar um ciclo virtuoso no seu equipamento hidráulico significa colocar ele em ordem para funcionar perfeitamente durante as próximas safras. Dessa forma, sobra tempo e dinheiro para — nas próximas manutenções de entressafra — se dedicar a melhorias. Por fim, isso significa redução nos custos de manutenção, menos tempo de máquina parada e aumento exponencial na produtividade do seu equipamento hidráulico.

AUTORIDADE NO ASSUNTO

Para iniciar um círculo virtuoso no seu equipamento é necessário conversar com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO.

Tome uma atitude que vai aumentar a sua produtividade nas próximas safras: fale com a INDUSTRIAL 4.0 e veja o que pode ser feito no equipamento hidráulico da sua usina.

A INDUSTRIAL 4.0 é especialista no atendimento ao setor sucroenergético. De fato, já são mais de 15 anos de experiência no atendimento à usinas em todo o estado de São Paulo e sul de Minas. Entre os equipamentos que a INDUSTRIAL 4.0 atende com grande know-how, estão:

  • Sonda Oblíqua;
  • Prensa de Sacarose (Laboratório);
  • Controle de rolos, sistema Dínamo, sistemas de resfriamento e lubrificação de redutores etc;
  • Sistemas hidráulicos de Moega;
  • Cilindros hidráulicos diversos.

CLIQUE AQUI e fale agora mesmo (pelo WhatsApp) com a equipe da INDUSTRIAL 4.0.

WhatsApp chat