fbpx

Bomba de pistão

Bomba de pistão Parker — Na INDUSTRIAL 4.0 você encontra os modelos voltados para aplicações industriais séries PD, PAVC, PVP, PV+, Gold Cup entre outras.

Distribuidor autorizado Parker na área hidráulicaA bomba de pistão é um tipo de bomba hidráulica que tem seu funcionamento baseado no movimento alternado dos pistões. Graças a forma como funciona, apresenta eficiência elevada mesmo em altas pressões.

Na INDUSTRIAL 4.0 você encontra as bombas de pistão Parker de diversos tipos e configurações para sua aplicação industrial. Da mesma forma, a INDUSTRIAL 4.0 realiza a manutenção nessas bombas de modo que o seu equipamento entre num círculo virtuoso. CLIQUE AQUI e entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS BOMBAS DE PISTÃO

O funcionamento da bomba de pistão se dá através do movimento dos pistões dentro de um tambor cilíndrico. Sendo assim, seu mecanismo de bombeamento consiste basicamente num tambor de cilindro, pistões com sapatas, placa de deslizamento, sapata, mola de sapata e placa de orifício.

Existem vários tipos de bombas de pistão, sendo as bombas de pistão axial as mais utilizadas em aplicações industriais. Além disso, as bombas de pistão radial também merecem destaque.

As bombas de pistão se destacam principalmente por sua capacidade volumétrica e de deslocamento, assim como sua capacidade de gerar altas pressões. Sendo assim, pressão, volume e deslocamento são variáveis importantes que devem ser consideradas na hora de adquirir sua bomba.  

VANTAGENS

A bombas de pistão oferecem algumas vantagens em relação a outros tipos de bombas hidráulicas:

  • Oferecem melhor eficiência volumétrica global;
  • Geram pressões mais elevadas que qualquer outro tipo de bomba;
  • São fiáveis;
  • Têm elevada densidade de potência;
  • Oferecem não só modelos com deslocamento variável mas também com deslocamento fixo.
  • Estão disponíveis em diversas opções de materiais adaptáveis de acordo com a necessidade (como aço, resina epóxi reforçada e muitos outros);
  • Alta durabilidade e resistência;
  • Por fim, são de fácil reparação e reposição.

COMO FUNCIONA A BOMBA DE PISTÃO

  1. Em resumo, a bomba de pistão funciona a partir do movimento alternado dos pistões;
  2. Esse movimento é o responsável por deslocar o óleo hidráulico;
  3. Primeiramente, o pistão se movimenta para cima permitindo a entrada do óleo.
  4. Ao se movimentar para baixo, o pistão libera o óleo, agora em alta pressão.

TIPOS DE BOMBA DE PISTÃO

Conforme mencionado acima, existem vários tipos de bombas de pistão. Nesse sentido, os dois tipos mais comuns são as de pistão axial e as de pistão radial.

BOMBAS DE PISTÃO AXIAL

As bombas de pistão axial são as mais comuns em aplicações industriais e se caracterizam pelo movimento retilíneo e alternado dos pistões.

Funcionamento da bomba de pistão axial:

  1. A bomba funciona a partir de uma pressão sobre o pistão, que faz com que ele saia do cilindro;
  2. Dessa forma, o cilindro enche de fluido hidráulico;
  3. Posteriormente, o movimento dos pistões expulsa esse fluido já pressurizado.

O deslocamento da bomba de pistão axial é determinado pela distância que os pistões são puxados para dentro e empurrados para fora do tambor do cilindro.

As bombas de pistão axial podem ser de diversos tipos, por exemplo: de eixo curvo, axial em linha, axial em linha e miniatura. Além disso, cada modelo apresenta diversas configurações que se diferem em pressão operacional, rotação por minuto, deslocamento etc.

BOMBA DE PISTÃO RADIAL

Já as bombas de pistão radial trabalham a partir da força centrífuga.

Funcionamento da bomba de pistão radial:

  1. Neste tipo de bomba, o conjunto gira em um pivô estacionário por dentro de um anel ou rotor;
  2. Conforme vai girando, a força centrífuga faz com que os pistões se movimentem alternadamente;
  3. Esse movimento faz com que o fluido seja sugado quando os pistões se movem para fora;
  4. Da mesma forma, quando são forçados em direção ao pivô, descarregam o fluido pressurizado.

Sendo assim, a capacidade de deslocamento do fluido depende do tamanho e do número de pistões, bem como do curso dos mesmos.

DESLOCAMENTO FIXO OU VARIÁVEL

Uma forma de classificar as bombas, tanto axiais como radiais é o tipo de deslocamento.

Em uma bomba de deslocamento fixo, uma quantidade definida de fluido é bombeada em cada ciclo e isso não pode ser alterado.

Em contrapartida, a quantidade de fluido bombeado em um modelo de bomba de pistão de deslocamento variável é ajustável.

APLICAÇÕES

As bombas de pistão possuem aplicações tanto móbil quanto industriais. Da mesma forma, atendem tanto a circuitos hidráulicos fechados como abertos.

APLICAÇÕE DA BOMBA DE PISTÃO AXIAL

As bombas de pistão axial são geralmente usadas em transmissões hidrostáticas.

Elevação de máquinas; Jateamento de líquidos; Mineração, equipamentos de exploração, perfuração de poços; Perfuração, plataformas de perfuração, exploração de petróleo; Construção; Manuseio de materiais; Equipamento de registro; Aplicações militares terrestres e marítimas; Equipamento de trituração / redução; Partida da turbina a gás; Guindastes e guinchos; Sistemas de corte por jato de água; Aplicações de recuperação de energia; Setor sucroenergético.

APLICAÇÕES BOMBA DE PISTÃO RADIAL

Graças a seu alto desempenho em velocidades relativamente baixas, a bomba radial é excelente para uso em pontes rolantes e equipamentos agrícolas .

Além disso é aplicada em máquinas pesadas; Ferramentas de usinagem; Equipamentos de teste e simulação; Geração e transmissão de energia.

BOMBA DE PISTÃO PARKER

Os diferentes modelos e configurações de bomba de pistão da Parker possuem uma grande variedade de aplicações. Além disso, com toda a certeza oferecem funcionalidade e durabilidade excepcionais. Sendo assim, para escolher a bomba exata de acordo com sua aplicação é fundamental contar com o auxílio de quem é autoridade no assunto. Por isso, se você precisa de bombas de pistão, fale com a INDUSTRIAL 4.0. Fique à vontade para navegar pelas opções abaixo ou se preferir, CLIQUE AQUI e fale agora mesmo (pelo WhatsApp) com a equipe da INDUSTRIAL 4.0.

Exibindo todos 6 resultados

WhatsApp chat