Manutenção da unidade hidráulica

A manutenção da unidade hidráulica é um ponto chave para o funcionamento do sistema hidráulico. Por isso, merece atenção extra.

A unidade hidráulica exerce uma função muito importante. Afinal, nela é produzida a força necessária para gerar a energia mecânica que faz os atuadores funcionarem. Sendo assim, consiste num conjunto de componentes que atuam forma integrada.

Precisa de manutenção para sua unidade hidráulica? Conte com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO. Entre em contato agora mesmo e saiba mais.

Veja mais detalhes sobre o funcionamento da unidade hidráulica neste outro artigo.

MANUTENÇÃO DA UNIDADE HIDRÁULICA

A manutenção da unidade hidráulica consiste na inspeção dos componentes de forma individual. Além disso, busca entender se eles estão funcionando corretamente de forma integrada. Entre os principais componentes a serem analisados durante a manutenção estão:

Da mesma forma, válvulas de retenção, acumuladores, trocadores de calor e aquecedores, também merecem atenção — quando utilizados.

A manutenção da unidade hidráulica pode ser preditiva, preventiva ou corretiva.

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A manutenção preditiva da unidade consiste em coletar dados sobre seu funcionamento. Esses dados são coletados através de sensores espalhados pela unidade. Tais dados podem ser analisados pelo pessoal da manutenção ou mesmo por um computador. Seja como for, eles fornecem informações essenciais que podem significar problemas na unidade.

Se corretamente interpretadas, essas informações podem antecipar indícios de falhas. Desse modo, é possível reparar o equipamento antes mesmo que a falha de fato ocorra. Enfim, você pode coletar os dados da unidade, por exemplo, através de tecnologias como o SensoNODE da Parker.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Já a manutenção preventiva é mais comum. Ela consiste em revisar os equipamentos periodicamente. Além disso, envolve a substituição programada de peças que estão chegando ao final da vida útil. No caso da unidade hidráulica, pode englobar também a análise, substituição ou filtração off-line do óleo hidráulico.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

Esse é o tipo de manutenção que todos querem evitar. Ocorre quando algum item da unidade apresenta uma falha inesperada. Normalmente, esse tipo de manutenção resulta num tempo maior de máquina parada. Da mesma forma, pode representar custos maiores. Afinal, muitas vezes exige a substituição de componentes caros, como bombas e válvulas. Por isso, é de suma importância garantir que ela não seja necessária. Isso é possível através de uma manutenção preditiva e preventiva de qualidade.

A IMPORTÂNCIA DO ÓLEO HIDRÁULICO

Além dos componentes em si, durante a manutenção da unidade hidráulica é preciso ficar atento ao óleo hidráulico. Afinal, cerca de 80% dos problemas em unidades hidráulicas são causados pela contaminação desse fluido. Nesse sentido, durante a manutenção é preciso ficar de olho no aspecto do óleo no reservatório da unidade. Ou seja, é preciso analisar se ele está com seu aspecto original. Além disso, é possível identificar problemas de contaminação através de sinais que o equipamento dá, como por exemplo:

  • Solenoide queimada;
  • Descentralização do carretel da válvula;
  • Vazamentos nas válvulas;
  • Excesso de vibração ou ruídos;
  • Falha na bomba;
  • Perda de vazão;
  • Mudanças no aspecto do óleo;
  • Vazamentos e riscos no cilindro;
  • Aumento da histerese da servo válvula;
  • Falha prematura dos componentes.

Assim sendo, é fundamental investir para evitar a contaminação. Portanto, é preciso utilizar um sistema de filtração de qualidade. Isso envolve utilizar filtros de procedência. Da mesma forma, envolve também adequá-los ao projeto da sua unidade. Ou seja, é preciso dimensionar e posicionar os filtros corretamente.

COMO TER UMA MANUTENÇÃO DE QUALIDADE PARA SUA UNIDADE?

Com toda a certeza, para ter uma manutenção de qualidade, você precisa contar com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO.

Quando a manutenção da unidade hidráulica é feita por quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO é possível evitar falhas como: contaminação do óleo, vazamentos, perdas de desempenho e defeitos por tempo de uso. Enfim, problemas que causam paradas inesperadas e reduzem a produtividade e a vida útil do equipamento. Melhor ainda, com a manutenção feita por quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO é possível identificar e aproveitar oportunidades para colocar toda sua indústria num CÍRCULO VIRTUOSO.

No caso da unidade hidráulica é possível iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO ao escolher um fornecedor de qualidade absoluta, como é o caso da INDUSTRIAL 4.0.

Quer entender melhor o que é e como iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO na sua unidade? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS!

Hidráulica industrial

PERGUNTAS FREQUENTES

Quais itens devem ser avaliados durante a manutenção da unidade hidráulica?

Os principais elementos a serem avaliados na manutenção da unidade são: motor elétrico, bomba hidráulica, filtros e válvulas. Além disso, é preciso dar uma atenção especial para o óleo hidráulico. Para isso, é preciso analisar o reservatório com o objetivo de verificar se há vazamentos ou corrosões. Da mesma forma, é preciso estar atento à consistência e demais características do óleo, que podem indicar contaminação.

Quais são os sinais de que a unidade hidráulica está com problema?

Aumento do barulho e/ou calor;
Operações incertas dos cilindros;
Dificuldade ou inabilidade de desenvolver um fluxo de saída inteiro;
Velocidade reduzida dos cilindros ou motores hidráulicos;
Paralisação completa do sistema. 

Como evitar falhas em unidades hidráulicas?

Sem dúvida, para evitar falhas é preciso realizar a manutenção preditiva e preventiva na sua unidade. Além disso, é preciso estar sempre atento para agregar tecnologias. De fato, tudo isso é possível ao iniciar um CÍRCULO VIRTUOSO. Fale com a equipe da INDUSTRIAL 4.0 e saiba mais.

Precisa de manutenção para sua unidade hidráulica? Conte com quem é AUTORIDADE NO ASSUNTO. Entre em contato agora mesmo e saiba mais.

5/5 - (1 voto)
Rolar para cima
×