A indústria 4.0 é o futuro e não adianta virar as costas para isso. Quanto antes você entender o que ela significa e começar a se adequar, antes você colherá os benefícios.
A primeira revolução industrial ocorreu entre 1760 e 1830 e se notabilizou pela mudança da produção manual para a mecanizada. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa e a linha de produção. Já a terceira, mais recente, aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.
Agora está sendo a integração dos sistemas ciber-físicos a responsável por uma nova transformação. E já existe um nome para isso. Justamente, Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.
LEIA MAIS:
Perspectivas do uso da indústria 4.0 no setor sucroenergético
O QUE É INDÚSTRIA 4.0
A Indústria 4.0 é um fenômeno que já está acontecendo a todo vapor mundo afora, especialmente na Alemanha. Aliás, o próprio termo Indústria 4.0 surgiu nesse país, a partir de um programa do governo local que buscava promover a informatização da manufatura.
Basicamente, a Indústria 4.0 engloba a automação e a troca de dados. Trata-se da união do mundo físico, digital e biológico. Tudo isso, com o objetivo de construir uma fábrica inteligente, mais produtiva e lucrativa.
Embora, os conceitos relacionados a quarta revolução industrial envolvam inúmeras tecnologias de ponta (como nanotecnologias, neuro tecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones, impressoras 3D), basicamente trata-se da produção, análise de dados e transformação disso em ação. Isso é possível graças a tecnologias que já estão relativamente consolidadas, como a internet das coisas, computação na nuvem e big data.
LEIA MAIS:
Como começar a usar o Big Data na sua indústria?
PORQUE ADERIR A INDÚSTRIA 4.0
A quarta revolução industrial ou indústria 4.0 já é uma realidade. Com ela, o processo industrial já está se transformando de forma irreversível. Por isso, naturalmente, quem quiser ter sucesso nesse novo cenário terá de se adaptar.
As tecnologias ligadas a Indústria 4.0 podem impactar profundamente a produtividade, a redução de custos, o controle sobre o processo produtivo, a customização da produção, dentre outros.
Para se ter uma ideia, segundo a ABDI, a indústria brasileira pode reduzir em no mínimo R$ 73 bilhões/ano os custos de produção, a partir da migração para o conceito 4.0. Essa economia envolve ganhos de eficiência, redução nos custos de manutenção de máquinas e consumo de energia.
INDÚSTRIA 4.0 NO BRASIL
No Brasil, este conceito chegou de forma tardia. Somente agora as indústrias estão percebendo a importância de se adequar. O atraso brasileiro diante da integração das tecnologias físicas e digitais fica evidente porque 43% das empresas sequer identificam quais tecnologias têm potencial para alavancar sua competitividade. Nas pequenas empresas, esse porcentual sobe para 57%.
LEIA MAIS: Pesquisa realizada pela FIESP ajuda a mapear Indústria 4.0 no Brasil
Por fim, agora que você já sabe o que é Indústria 4.0, que tal testar seus conhecimentos. CLIQUE AQUI e faça o quiz!
COMO SE TORNAR UMA INDÚSTRIA 4.0
As tecnologias que colocam a sua indústria no universo da manufatura avançada já estão disponíveis e são totalmente acessíveis, não importa o tamanho da sua operação. Só é preciso dar o primeiro passo. Para isso, inicie um CÍRCULO VIRTUOSO NO SEU EQUIPAMENTO com o apoio da INDUSTRIAL 4.0.
INDUSTRIAL 4.0
A INDUSTRIAL 4.0, como seu próprio nome já diz, surgiu para incentivar e auxiliar seus clientes a fazer parte dessa revolução. Em todo novo projeto ou reforma a empresa busca, através de um olhar crítico e inovador, agregar tecnologias em prol do cliente. A empresa faz isso visando principalmente melhorar o desempenho das máquinas e processos industriais do cliente. Porém, automaticamente, já o coloca no rumo da Indústria 4.0.
A INDUSTRIAL 4.0 possui valores ligados a tecnologia e a visão de futuro, tudo a ver com a quarta revolução industrial. Isso é plenamente compreensível se considerarmos que essas transformações são inevitáveis e de fundamental importância para a sobrevivência das indústrias daqui para frente.
LEIA MAIS:
Indústria 4.0 para pequenas e médias empresas
Quer fazer parte dessa revolução? Entre em contato agora mesmo e saiba como!
Olá, isto é um comentário.
Para apagar um comentário, faça login e visualize os comentários do post. Lá, você terá a opção de editar ou apagar o comentário.