Dia da Indústria - Componentes do sistema hidráulico

Componentes do sistema hidráulico

Todos os componentes do sistema hidráulico são essenciais e precisam estar em boas condições para que o equipamento funcione corretamente. Da mesma forma, precisam trabalhar em sintonia para que isso aconteça.

Nesse sentido, é preciso escolher componentes de qualidade. Da mesma forma, é necessário cuidar bem da instalação e manutenção desses itens.

Para isso, sem dúvida nenhuma o primeiro passo é conhecer bem cada um desses componentes. Pensando nisso, preparamos este artigo com uma explicação resumida sobre cada um deles.

Mas, antes de começar, vale destacar: a INDUSTRIAL 4.0 é especialista em hidráulica industrial. Dessa forma, atua na venda e manutenção de todos esses componentes do sistema hidráulico. Por isso, caso você esteja procurando por esse tipo de produto ou serviço, entre em contato agora mesmo.

Enfim, conheça neste artigo os principais componentes do sistema hidráulico, bem como suas funções e principais características.

PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA HIDRÁULICO

  • Alimentação: Motor elétrico
  • Geração: Bomba hidráulica
  • Controle: Válvulas
  • Filtração: Filtros
  • Atuação: Cilindros
  • Conexão: Mangueiras, tubos e conectores
  • Outros: Reservatório e bloco manifold

MOTOR ELÉTRICO

O motor elétrico é o dispositivo responsável por acionar a bomba hidráulica. Está disponível em versões com deslocamento fixo ou variável. Sendo assim, cada tipo de motor atende um tipo de aplicação.

BOMBAS HIDRÁULICAS

Como funciona uma bomba de pistão - Componentes do sistema hidráulico

A bomba é o coração do sistema hidráulico. Sendo assim, atua transformando a energia mecânica em energia hidráulica. Faz isso através do movimento de uma engrenagem, palheta ou pistão.

Em resumo, a bomba tem como função gerar o fluxo do óleo responsável por fazer o equipamento funcionar. Ou seja, a bomba é responsável por enviar o óleo que movimenta os atuadores.

Existem 3 tipos de bombas hidráulicas: engrenagem, palheta e pistão. Da mesma forma, cada um desses tipos conta com uma série de subtipos e configurações diferentes.

Veja como é feita a manutenção da bomba hidráulica.

PRECISA DE BOMBAS HIDRÁULICAS? Conheça as soluções Parker.

VÁLVULAS HIDRÁULICAS

VALVULA REGULADORA DE FLUXO COM RETENÇÃO

As válvulas hidráulicas tem como função regular, direcionar e controlar o fluxo e a pressão do fluido hidráulico. Em resumo, ela atua através da abertura, fechamento ou obstrução parcial da passagem desse fluido. 

As válvulas podem ser posicionadas em diferentes pontos do sistema, de acordo com as necessidades. Além disso, existem diversos tipos de válvulas hidráulicas, cada uma com uma função específica.

Conheça os tipos de válvulas hidráulicas.

Conheça melhor o funcionamento das válvulas hidráulicas.

PRECISA DE VÁLVULAS HIDRÁULICAS? Conheça as soluções Parker.

FILTROS HIDRÁULICOS

Filtro hidráulico Parker

Os filtros hidráulicos são responsáveis por evitar a contaminação do óleo no sistema. Com toda a certeza, eles são itens fundamentais. Afinal, aproximadamente 80% das falhas em sistemas hidráulicos são causadas justamente pela contaminação do fluido.

Por isso, é fundamental escolher filtros de qualidade. Além disso, é preciso observá-los com atenção durante a manutenção preventiva.

Além dos filtros, os elementos filtrantes também merecem destaque. Os elementos são os itens que ficam instalados no interior do filtro. Ou seja, são os itens que de fato filtram o óleo. Podem ser de dois tipos: elemento filtrante de profundidade e elemento filtrante de superfície.

Conheça os tipos de filtros hidráulicos.

Conheça melhor o funcionamento dos filtros hidráulicos.

PRECISA DE FILTROS HIDRÁULICOS? Conheça as soluções Parker.

CILINDROS HIDRÁULICOS

Cilindros hidráulicos Parker podem durar até 8 vezes mais - Componentes do sistema hidráulico

Os cilindros hidráulicos são os atuadores responsáveis por converter a energia hidráulica em energia mecânica. Assim sendo, o cilindro atua a partir do óleo hidráulico que é bombeado do reservatório pela bomba. Esse óleo chega ao cilindro nos momentos e parâmetros adequados graças ao trabalho das válvulas.

O cilindro hidráulico é formado pela haste, guia da haste, vedação, êmbolo e camisa.

Certamente, o cilindro é um dos componentes mais exigidos no sistema. Por isso, merece atenção especial durante a manutenção. De fato, devido ao seu uso contínuo, o cilindro está sempre sujeito a desgastes.

Confira como é feita a reforma do cilindro hidráulico.

Veja como é feita a manutenção dos cilindros hidráulicos.

PRECISA DE CILINDROS HIDRÁULICOS? Conheça as soluções Parker.

CONEXÕES E MANGUEIRAS

Responsáveis por transportar o fluido hidráulico de uma parte do sistema para outra. Sem dúvida, são itens essenciais, já que vazamentos podem ser bastante prejudiciais ao sistema. De fato, vazamentos causam perda de potência e podem levar à contaminação do óleo.

RESERVATÓRIO

A função do reservatório é armazenar o óleo hidráulico que será utilizado no sistema. Nesse sentido, o fluido é extraído pela ação da bomba. Em seguida, o fluido passa por todo o sistema e retorna para o reservatório após ser utilizado.

BLOCO MANIFOLD

Bloco Manifold Hidráulico - Manutenção de válvulas hidráulicas - TIpos de válvulas hidráulicas - Componentes do sistema hidráulico

O bloco manifold tem como função unificar as válvulas num só local. Dessa forma, deixam o sistema hidráulico mais simples e compacto. Normalmente o manifold é composto por um bloco de ferro fundido ou alumínio, válvulas (o tipo e o número dependem da aplicação) e manômetro.

Conheça melhor as características do bloco manifold

CONCLUSÃO

Por fim, confira as respostas para algumas perguntas frequentes sobre os componentes do sistema hidráulico.

Quais são os componentes do sistema hidráulico?

Os principais componentes do sistema hidráulico são: motor elétrico, bomba hidráulica, válvulas, filtros, cilindros, mangueiras, conexões e reservatório.


Como os componentes do sistema hidráulico funcionam?

O motor elétrico aciona a bomba que suga o óleo do reservatório. Em seguida a bomba envia o óleo para os atuadores. Esse óleo passa por filtros para evitar que possíveis contaminações danifiquem o sistema. A pressão, a direção e a velocidade do fluido são determinadas pela ação das válvulas. Por fim, o fluido chega ao cilindro (atuador), que transforma a energia hidráulica em energia mecânica.

INDUSTRIAL 4.0

Como viu, cuidar dos componentes do sistema hidráulico é fundamental para garantir a produtividade do seu equipamento. Para isso, conte com que é AUTORIDADE NO ASSUNTO.

A INDUSTRIAL 4.0 atua há mais de 15 anos na manutenção de equipamentos hidráulicos industriais. Da mesma forma, atua na venda de componentes hidráulicos. De fato, a INDUSTRIAL 4.0 é distribuidora Parker em Ribeirão Preto e região. Além disso, a INDUSTRIAL 4.0 também atua no desenvolvimento de novos projetos.

Enfim, caso você precise de soluções para o seu equipamento hidráulico industrial, FALE COM QUEM É AUTORIDADE!

 CLIQUE AQUI para enviar uma mensagem pelo WhatsApp agora mesmo.

Da mesma forma, se preferir, utilize um dos canais a seguir:

TELEFONE E WHATSAPP: (16) 3618-0217 | EMAIL: administrativo@industrial4-0.com.br

INDUSTRIAL 4.0 - Hidráulica Industrial

5/5 - (2 votes)
Rolar para cima
×