fbpx

Equipe Industrial 4.0 participa de reunião na CIESP de Ribeirão Preto

Encontro fez parte do Núcleo de Trabalho em Indústria 4.0, que tem como objetivo debater os conceitos e desafios dessa nova revolução industrial.

O Núcleo de Trabalho em Indústria 4.0. de Ribeirão Preto foi criado há quase 1 ano e busca fornecer aos empresários da região um espaço de discussão e conhecimento sobre a chamada revolução industrial 4.0.

 

Esse espaço é fundamental para fomentar essa novidade que, até 2020, deve alterar a forma como as indústrias funcionam e se relacionam com o mercado.

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, o conceito de Indústria 4.0 abrange as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.  Recursos como sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação na Nuvem, prometem deixar os processos de produção cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis e estão no centro das atenções desse novo cenário que cada vez mais se aproxima da nossa realidade.

No Brasil, apenas 2% das indústrias já utilizam algum recurso relacionado a indústria 4.0 e 43% sequer conseguem identificar quais tecnologias têm potencial para alavancar sua competitividade. Esses números só vem a ressaltar a importância de grupos de trabalho como esse organizado pela CIESP. Graças a iniciativas como essa, mais pessoas tomam conhecimento sobre essa revolução que já está acontecendo e deve ganhar ainda mais ritmo nos próximos anos. Esse acesso a informação possibilita que os empresários se mexam, invistam em novas tecnologias e, consequentemente, evitem que a competitividade do país despenque em relação a outros mercados.

A Industrial 4.0 não tem esse nome a toa e, por isso, não poderia deixar de incentivar e fazer parte dessa iniciativa da CIESP. Como empresa que atua no ramo de automação industrial, somos entusiastas desse novo momento ao qual as indústrias terão de se adaptar”, conclui Junior Sartor, um dos sócios da empresa.

INDUSTRIAL 4.0
WhatsApp chat