Bomba de Palhetas de deslocamento Variável
Bomba de palhetas de deslocamento variável é um tipo de bomba muito utilizado na hidráulica industrial. Conheça.
A bomba de palhetas de deslocamento variável também é conhecida como bomba de palhetas variável ou bomba de palhetas de volume variável. Trata-se de um tipo de bomba hidráulica bastante utilizada em aplicações hidráulica industriais principalmente devido a sua eficiência, resistência e precisão.
Caso você tenha chegado até aqui procurando por uma bomba de palheta de deslocamento variável para sua aplicação industrial, entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento.
O que são bombas de palhetas
Assim como as bombas de pistão e as bombas de engrenagem, as bombas de palhetas são um dos tipos de bomba hidráulica mais utilizados. Em resumo, elas funcionam com palhetas instaladas em um rotor, que giram dentro de uma cavidade.
Quanto à pressão operacional, ela geralmente não ultrapassa 175 bar, embora existam modelos especiais que chegam a 200 e até 300 bar.
Existem alguns tipos de bombas de palhetas, sendo a de deslocamento variável a mais comum.
Saiba mais sobre a bomba de palhetas.
Como funciona a bomba de palheta de deslocamento variável
Considere que uma bomba de palhetas de deslocamento positivo oferece um fluxo constante de fluido em cada rotação. Normalmente elas operam a 1.200 ou 1.800 rpm, garantindo uma taxa de fluxo constante. Tal fato, torna essas bombas ideais para sistemas que exigem precisão e estabilidade.
No entanto, em muitos cenários, é preferível que a taxa de fluxo seja ajustável de modo a atender às variações de demanda nos processos industriais. É aí que entra a bomba de palhetas de deslocamento variável.
Sem dúvida, a bomba de palhetas de deslocamento variável é a melhor e mais prática alternativa para obter uma taxa de fluxo variável, que permite ajustar o deslocamento interno e, assim, controlar o fluxo de saída de acordo com a necessidade.
Estrutura e funcionamento da bomba de palheta de deslocamento variável
A quantidade de fluido deslocado por uma bomba de palheta é determinada pelo espaço máximo e mínimo em que as palhetas se estendem, bem como pela largura dessas palhetas. A largura, no entanto, é fixa, o que significa que a variação no deslocamento depende exclusivamente do ajuste da distância de operação das palhetas. Esse ajuste é possível graças ao design da bomba de deslocamento variável, onde o anel pode ser posicionado de forma excêntrica em relação ao rotor, permitindo a variação do volume de fluido deslocado.
Componentes e mecanismo de ajuste
O sistema de bombeamento dessa bomba inclui:
- Rotor e palhetas: componentes essenciais para a movimentação do fluido.
- Anel de ajuste: posicionado de forma que possa se mover, ajustando a distância das palhetas ao rotor.
- Placa de orifícios e mancais: garantem o suporte e o direcionamento das palhetas.
- Parafuso de regulagem: utilizado para ajustar a posição do anel.
Em resumo, ao girar o parafuso de regulagem, o anel pode ser deslocado, modificando o quanto ele está descentralizado em relação ao rotor. Sendo assim, quanto maior a excentricidade, maior o volume de fluido bombeado. Da mesma forma, quando o parafuso é recuado, a excentricidade diminui, reduzindo o volume de fluido. Por fim, se o parafuso for totalmente recuado, o anel fica centrado em relação ao rotor, interrompendo o deslocamento e, consequentemente, a saída de fluido.
Na imagem acima, note que com o ajuste do parafuso, o anel permanece desalinhado em relação ao rotor. Dessa forma, quando o rotor gira, isso cria um fluxo de fluido, iniciando o processo de bombeamento.
Já nessa imagem, ao recuar o parafuso de regulagem, a excentricidade do anel em relação ao rotor diminui, o que reduz o volume de óleo bombeado. Quando o parafuso está completamente recuado, o anel fica centralizado, e o deslocamento da bomba é zero.
Vantagens da bomba de palhetas de deslocamento variável
A capacidade de ajustar o fluxo sem a necessidade de alterar a velocidade do motor confere a esse tipo de bomba uma grande versatilidade. Esse ajuste:
- Reduz o consumo de energia: permitindo o bombeamento exato necessário para cada fase do processo.
- Minimiza o desgaste: a bomba opera sempre de acordo com a demanda, evitando sobrecargas desnecessárias.
- Melhora o controle de processos industriais: ajustando o fluxo conforme necessário para processos específicos.
Bomba de palhetas de deslocamento variável Parker
A Parker é líder mundial no fornecimento de bombas hidráulicas para aplicações industriais. Sendo assim, fornece bombas de palhetas de deslocamento variável de altíssima qualidade. É o caso, por exemplo, da série de bombas VPKC. Aqui na INDUSTRIAL 4.0, somos distribuidores autorizados Parker. Fale com a nossa equipe agora mesmo e conheça a bomba ideal para sua aplicação.
Conclusão
As bombas de palheta de volume variável são uma excelente escolha para indústrias que buscam maior controle sobre a taxa de fluxo de seus sistemas hidráulicos. Com um design que permite fácil ajuste por meio de um parafuso de regulagem, elas trazem flexibilidade e eficiência, contribuindo para processos mais econômicos e precisos.