Durante a entressafra a usina praticamente para, de modo que esse é o período ideal para se modernizar, entrando nos rumos da indústria 4.0
Tradicionalmente o período entressafra é o momento de realizar a manutenção corretiva ou preditiva nos equipamentos da usina. Da mesma forma é a hora certa para avaliar maneiras de agregar novas tecnologias. Afinal, essa é a época em que a indústria praticamente para. Desse modo, oferecendo a oportunidade ideal de se preparar não só para a safra seguinte, mas para todas as outras que virão a seguir.
Por que é uma boa investir em manutenção na entressafra
Sem dúvida, um bom período entressafra é fundamental para garantir que tudo funcione perfeitamente na hora da colheita.
De fato, na entressafra a usina fatura apenas de 4% a 5% do total anual. Portanto, ter máquinas fora de operação não impacta tanto na produtividade.
Além disso, é uma ótima oportunidade de investir pesado em manutenção preditiva e acréscimo de tecnologia. Dessa forma, você evita quebras e aumenta a produtividade durante o período de safra.
Com toda a certeza, investir em manutenção (especialmente na preditiva) e na modernização durante a entressafra, garante, entre outros benefícios:
- Redução dos custos
- Diminuição das falhas e das quebras dos equipamentos durante a safra
- Disponibilidade e confiabilidade das instalações
- Atendimento rápido das solicitações de serviço na linha de produção
- Melhoria do planejamento dos serviços
Manutenção com acréscimo de tecnologia
Além de prevenir possíveis problemas nos meses mais produtivos, a manutenção de entressafra é uma ótima oportunidade para modernizar os equipamentos.
Confira como aplicar os conceitos da Indústria 4.0 no setor sucroenergético, transformado a sua usina em uma Usina 4.0.
Certamente, são muitas as tecnologias que podem auxiliar na redução de custos, aumento na segurança, economia de energia e matérias primas, redução de erros, aumento da produtividade e diminuição nos desperdícios.
Como agregar essas tecnologias é o foco do trabalho de empresas como a INDUSTRIAL 4.0. Afinal, a empresa é especialista em equipamentos hidráulicos e atende diversas usinas no estado de São Paulo.
Nosso trabalho com os equipamentos hidráulicos do setor sucroenergético procura sempre voltar o pensamento dos clientes para a chamada Indústria 4.0″, afirma Eduardo Bianchese, proprietário da empresa.
Seja através de novos projetos ou reformas das máquinas já existentes (retrofit), é possível agregar tecnologias sem precisar investir valores absurdos. Sem dúvida, está aí uma excelente oportunidade para colocar a usina no rumo da Indústria 4.0.
Com o acréscimo de tecnologia o cliente só tem a ganhar”, completa Junior Sartor, também proprietário da INDUSTRIAL 4.0.
Existem muitas oportunidades de modernizar os equipamentos hidráulicos da usina. Entre outros, é possível agregar tecnologias em equipamentos como:
- Sonda Oblíqua
- Prensa de Sacarose (Laboratório)
- Controle de rolos, sistema Dínamo, sistemas de resfriamento e lubrificação de redutores, etc.
- Sistemas hidráulicos de Moega
- Cilindros hidráulicos diversos
A Indústria 4.0 no setor sucroenergético
Conforme citado acima, no setor sucroenergético já há tecnologia para criar o que podemos chamar de USINA 4.0. Trata-se de uma usina com processo produtivo todo conectado, desde a planta industrial até o setor agrícola, com sistemas ciber-físicos onde pessoas, equipamentos e informações se conectam. SAIBA MAIS
A INDUSTRIAL 4.0 é distribuidor autorizado Parker na área hidráulica industrial em cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Franca etc. A Parker é um empresa pioneira que oferece vários recursos ligados a Indústria 4.0. De fato, todas essas tecnologias podem ser aplicadas na sua usina, com o auxílio de uma empresa que conhece como ninguém o setor como a INDUSTRIAL 4.0. Entre em contato e saiba mais.
Comentários encerrados.