A quarta revolução industrial está a pleno vapor e com ela surgem novas oportunidade de negócio para empreendedores Brasil afora.
Embora o país ainda esteja bem atrasado no advento às tecnologias que fazem parte da quarta revolução industrial, é inegável que no último ano já houve algum avanço. Sem dúvida, em termos práticos o Brasil ainda está apenas engatinhando no que se refere a Indústria 4.0. Porém, graças a instituições como SEBRAE e SENAI, ao menos o conhecimento sobre o tema já está consideravelmente mais bem distribuído.
Ainda assim é muito pouco, afinal, já passou da hora de dar um passo além. Ou seja, começar para valer a colocar em prática as tecnologias que de fato apontarão a indústria brasileira para os rumos da quarta revolução industrial. Sem dúvida, esse passo é fundamental para manter a competitividade das nossas indústrias e, como falamos, já estamos bastante atrasados.
É claro que, para isso acontecer, existem uma série de desafios que estão longe de serem superados. Por exemplo, as indústrias precisam se preparar internamente, se digitalizar e integrar processos. Entretanto, um desafio especialmente problemático é a ausência de fornecedores de qualidade que viabilizem a inserção da indústria 4.0 nas empresas do país.
Nesse sentido, essa ausência pode ser uma excelente oportunidade para pequenas empresas que gostam de inovação e estão dispostas a empreender.
OPORTUNIDADES
Os principais modelos de negócios para quem quer empreender de olho na Indústria 4.0 estão relacionados a atividades como manutenção ou operação de software. Estes serviços são altamente especializados e podem ser uma ótima oportunidade para pequenas empresas que desejam prestar serviços para grandes indústrias.
Confira alguns exemplos:
Robôs autônomos
Nessa área é possível abrir um negócio de manutenção e instalação desses equipamentos.
Simulação
Esta tecnologia permite, por exemplo, testar a qualidade de um produto antes mesmo de ele ser produzido. Desenvolver e operar esse tipo de inovação para as indústrias pode ser uma boa oportunidade.
Integração de sistemas
A integração entre em equipamentos e sistemas é um ponto primordial para a Indústria 4.0. Sendo assim, existe a demanda por profissionais de TI capazes de prestar consultorias nessa área.
Internet das coisas
É uma tecnologia muito útil em indústrias no sentido de fazer os equipamentos se comunicarem com o usuário. É possível empreender nessa área criando empresas especializadas em implementar a internet das coisas em processos industriais.
Realidade aumentada
São tecnologias que permitem ao usuário interagir com um ambiente virtual. O empreendedor pode faturar alugando essas tecnologias para as indústrias.
Big data
Refere-se ao armazenamento e análise de dados. O empreendedor pode atuar nessas duas frentes. Por exemplo, coletando dados e entregando relatórios prontos para seus clientes.
EMPREGOS
Apesar do medo recorrente, revoluções tecnológicas — como a indústria 4.0 — não tiram empregos, muito pelo contrário. Estima-se que cerca de 133 milhões de empregos sejam gerados com a Indústria 4.0, leia mais aqui.
Comentários encerrados.